Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores discutem projeto de carreira do Judiciário Federal

Reunião é preparatória para GTN de Carreira da Fenajufe, dia 14/3, em Brasília

Tais Faccioli*

Servidores retomaram as discussões de carreira, nesta terça-feira (10/3), no auditório do Sisejufe. No encontro, a assessora política do sindicato, Vera Miranda, mostrou a estratégia para construção do projeto de Carreira do Judiciário Federal e explicou os conceitos que ainda precisam ser debatidos para se chegar a uma posição de consenso, como por exemplo a estrutura de remuneração e o regramento dos cargos comissionados.

“A retomada das discussões do plano de carreira do Judiciário Federal além de buscar a atualização da proposta de 2008 terá que encontrar soluções para barrar o processo de fragmentação que ameaça a categoria e trazer para dentro do projeto demandas importantes como a redução da jornada e uma política de prevenção a saúde do trabalhador do judiciário. A discussão entre os servidores também serve de caldo de cultura para fortalecer a luta por uma das bandeiras mais preciosas da categoria”, afirma Vera Miranda.

foto carreira

Bernardo Ciriaco, técnico de informática da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, considerou as informações recebidas muito úteis. “Esse é o momento que o servidor tem para discutir os rumos da carreira. E essa discussão ser na sede do sindicato é interessante porque temos a oportunidade de encontrar colegas de outros tribunais, trocar ideias. Para reclamar os direitos, temos que conhecer a carreira”, disse.

Edson Mouta, diretor do Sisejufe, avalia que a participação da categoria é importante para garantir o avanço das negociações. “Instrumentalizar os servidores é fundamental porque é por meio do Plano Nacional de Carreira que conquistamos a valorização tão almejada pelo conjunto dos servidores do Judiciário Federal. O sindicato lamenta o baixo envolvimento da categoria que, no dia a dia, sente o aumento da pressão por produtividade, das doenças ocupacionais, mudanças na organização administrativa de cima para baixo, além de um grande aviltamento na remuneração salarial”, aponta Edson.

A reunião realizada no sindicato é preparatória para o encontro do GTN de Carreira da Fenajufe, que acontecerá no próximo sábado (14/3), em Brasília.

*Da Redação

Últimas Notícias