Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidoras e servidores do RJ elegem delegados para XXIV Plenária Nacional da Fenajufe, que acontecerá em Natal, no mês de maio

Em Assembleia Geral Extraordinária, foram apresentados pelas chapas a nominata com as candidaturas para participar da Plenária Nacional da Federação

Os servidores do Judiciário Federal do Rio de Janeiro elegeram em Assembleia Geral Extraordinária virtual, no início da noite desta quarta-feira (10/05), os 15 delegados para a XXIV Plenária Nacional da Fenajufe, que será realizada em maio, em Natal (RN).

Houve a inscrição de três chapas: Chapa 1 – Mais Sisejufe; Chapa 2 – Paulo César Lira; e Chapa 3 – Maycon Muniz. A Chapa 1, chamada Mais Sisejufe, obteve 95% dos votos, ficando com 15 delegados e 8 observadores. Já as Chapas 2 e 3 não obtiveram número mínimo para eleger delegado, ficando, respectivamente, com 3% e 1% dos votos. Houve ainda 2%  de abstenções. Visando uma maior participação de todos, a assembleia foi realizada de forma online, via plataforma do Zoom.

A XXIV Plenária Nacional da Fenajufe acontecerá entre os dias 23 e 26 de maio, em Natal, no Rio Grande do Norte.

A Assembleia

Marcada para começar às 19h, a Assembleia iniciou em ponto, com Lucena Pacheco Martins, presidente do Sisejufe e coordenadora-geral da Fenajufe dando as boas-vindas aos que já estavam presentes e passando alguns informes iniciais, enquanto aguardava a chegada de mais e mais participantes para a reunião. Lucena leu o edital de convocação, que saiu publicado no jornal O Dia, página 16, no dia 25 de março; explicou os critérios de como se dava a eleição para os delegados e também pontuou os temas a serem abordados no cadastramento das propostas de resolução à XXIV Plenária Nacional.

Em seguida, abriu para as falas iniciais dos diretores que compunham junto com ela a mesa virtual da assembleia. “A participação nessa assembleia é fundamental. É quando vamos deliberar os nomes que irão à Plenária de Natal, uma plenária importantíssima para a nossa categoria. Precisamos que todos participem, sempre, porque a luta é grande, mas o Sisejufe não para e tem, com sua atuação, conseguido, pouco a pouco, muitas vitórias”, disse Soraia Marca, diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe.

Valter Nogueira, diretor do sindicato, salientou a importância da constante mobilização: “Mais um passo importante para a consolidação daquela proposta que foi encaminhada na última Plenária, em Belém do Pará. Esse ano é muito importante porque não só os servidores do Judiciário, mas o conjunto do funcionalismo público está no processo de mobilização e, inclusive, num indicativo de greve para arrancar o reajuste ainda esse ano do Governo Federal. Temos duas pautas extremamente importantes para a categoria: a pauta da antecipação salarial e a discussão do nosso plano de carreira. Então, que a gente faça uma boa assembleia, consolide, cada vez mais, a luta do funcionalismo do PJU e consiga trazer mais conquistas e vitórias.”

Ricardo Quiroga, vice-presidente do sindicato, afirmou: “É importante a participação de todos e todas porque é isso que legitima e fortalece não só o sindicato como a própria categoria.” Já o diretor Ronaldo das Virgens comentou: “Sem lutas, não há vitórias. Vamos juntos fazer com que o Rio de Janeiro tenha uma boa representatividade na Plenária de Natal”.

Lucena abriu o momento para que os interessados fizessem a inscrição das chapas e a posterior defesa de cada uma delas.

Pela Chapa 1 – Mais Sisejufe, Valter e Quiroga fizeram a defesa: “Exatamente pela heterogeneidade e complexidade da nossa categoria, apresentamos uma chapa que busca contemplar todos os ramos das justiças, todos os cargos, segmentos e pautas que nos atravessam. Uma chapa o mais plural possível”, disse Quiroga. Valter complementou: “As pessoas que estão na Chapa 1 do Sisejufe são as pessoas que estão mais na linha de frente, tocando as principais lutas do próximo período. São pessoas que estão indo para Brasília, que já estão muito conectadas com o debate, que já conhecem e dominam a pauta da categoria. Quando a gente faz a construção de uma chapa, procura diversificar a composição, mas também com a responsabilidade de colocar pessoas que tenham minimamente uma participação mais ativa nas atividades do sindicato. Então, construímos uma chapa unitária, representativa e que terá condições de, na Plenária da Federação, fazer uma boa defesa do projeto que o Sisejufe construiu ao longo dos últimos anos e defender essa proposta para que a gente consiga sair desse processo com mais força para levar a nossa luta adiante”.

A cédula de votação virtual foi colocada e os participantes puderam, então, votar. Como já mencionado, a Chapa 1, chamada Mais Sisejufe, obteve 95% dos votos; Chapa 2 teve 3% dos votos; Chapa 3 teve 1% dos votos; e 2% de abstenções.

De acordo com a votação feita, a delegação eleita do Sisejufe à XXIV Plenária da Fenajufe é composta da seguinte forma:

Delegadas e delegados:

Valter Nogueira Alves (delegado de direção)

E os eleitos em assembleia geral: Neli Costa Rosa, Lucas Ferreira Costa,  Anny Rodrigues Figueiredo, Ricardo de Azevedo Soares, Vera Lúcia Pinheiro dos Santos, Dulavim de Oliveira Lima Junior, Aniele de Castro Xavier, Paulo Leandro Schleder de Souza,  Maria do Carmo Rodrigues de Oliveira, Pietro Coelho Barbosa Valério, João Victor Fernandes  do Nascimento de Albuquerque,  Michelle Maranhão Lopes, Abílio Fernandes das Neves Neto,  Patricia Fernanda dos Santos e Mariana de Abreu Petersen da Rocha.

Observadores/suplentes:

Foram eleitos Observadores/suplentes os seguintes filiados:  Aldenir Acimen de Moraes, Helena Guimarães Cruz, Joel Lima de Farias, Carla Nascimento, Flávio da Rocha Prevot, Wallace Nascimento da Silva, Iuri Barbosa Matos Peixoto e Carlos Henrique Ramos da Silva.

Suplentes da delegação:

São suplentes da delegação do Sisejufe: Raquel Albano de Almeida, Maria Elizabethe  dos Santos Tavares Fontes, Carlos Eduardo Lemos Nani, Fátima Correia, Glauce Silvares Rangel, Silas Faria Luiz, Norma Sueli da Costa, João Souza da Cunha, Marilene de Fátima dos Santos, Glauco Machado, Ricardo da Silva e Cleber Furtado.

 

Sisejufe abrirá reservas para o mês de MARÇO, na Casa do Alto, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias