Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidor do TRE-RJ lança livro “O Ouro Negro na Era Vermelha”, sobre atuação da Petrobras nos governos do PT

Servidor do TRE-RJ lança livro “O Ouro Negro na Era Vermelha”, sobre atuação da Petrobras nos governos do PT, SISEJUFE

O servidor do TRE-RJ de Friburgo, Rodrigo Garcia, convida os colegas do Judiciário Federal a conhecerem o livro “O Ouro Negro na Era Vermelha”. O título, de sua autoria, está sendo lançado pela Editora InMediaRes. A obra é uma adaptação da dissertação escrita por Rodrigo em 2014, no mestrado em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense.

“O trabalho examina a atuação da Petrobras nos três primeiros governos do PT, especialmente no período Lula (2003-2010), com foco nas atividades de Exploração e Produção (E&P), que são o coração de uma companhia petrolífera”, conta Rodrigo. 

O autor explica que o livro ajuda a entender as iniciativas que levaram a Petrobras, nos governos do PT, a quintuplicar seu tamanho, quadruplicar seu valor, aumentar suas reservas e produção em mais de 50% e, principalmente, a descobrir o Pré-sal.

Sobre o Pré-sal, as páginas do “Ouro Negro…” deixam claro que sua descoberta, que hoje garante o abastecimento energético brasileiro, foi fruto de políticas públicas específicas dos governos petistas, especialmente na área de E&P.

Além disso, ao contextualizar a Petrobras entre 2003 e 2010, o texto oferece subsídios aos leitores para entender o que acontece no setor atualmente: o encolhimento da empresa baseado em venda de ativos – o que prejudica enormemente a sociedade brasileira e sua soberania energética e econômica; a mudança do marco regulatório, que vai reduzir a capacidade estratégica do Estado no setor; o tratamento depreciável que os governos, desde 2016, estão dando à maior e uma das mais estratégicas empresas brasileiras.

Outro objetivo do trabalho é discutir a atuação da diretoria de E&P, comandada pelo geólogo Guilherme Estrella, coordenador da descoberta do Pré-sal e um dos maiores petroleiros brasileiros. “O livro faz uma análise do trabalho de Estrella e do que ele representou para a Petrobras”, acrescenta Rodrigo. 

“Ouro Negro…” traz os seguintes conteúdos: a história do petróleo no Brasil, a história e a importância da Petrobras, o contexto da descoberta do Pré-sal e a mudança do marco regulatório realizada pelo PT para otimizar a exploração do Pré-sal.

Informações

O livro custa R$ 50,00 e está em pré-lançamento com 10% de desconto. Os leitores já podem adquiri-lo pelo link: www.inmediares.com.br

Servidor do TRE-RJ lança livro “O Ouro Negro na Era Vermelha”, sobre atuação da Petrobras nos governos do PT, SISEJUFE

Sobre o autor: 

Servidor do TRE-RJ lança livro “O Ouro Negro na Era Vermelha”, sobre atuação da Petrobras nos governos do PT, SISEJUFE

Rodrigo Garcia, 41, nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em Nova Friburgo. É professor universitário, doutorando em Direito na UFRJ, e mestre em Ciência Política e bacharel em Ciências Sociais pela UFF. Tanto no doutorado quanto no mestrado pesquisa o setor petrolífero. É sambista e paratleta amador, participante de maratonas e ultramaratonas aquáticas.

Contatos:

  • rodrigo7garcia@yahoo.com.br
  • 22-98135-0362

Últimas Notícias