Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidor do TRE-RJ lança livro “O Ouro Negro na Era Vermelha”, sobre atuação da Petrobras nos governos do PT

O servidor do TRE-RJ de Friburgo, Rodrigo Garcia, convida os colegas do Judiciário Federal a conhecerem o livro “O Ouro Negro na Era Vermelha”. O título, de sua autoria, está sendo lançado pela Editora InMediaRes. A obra é uma adaptação da dissertação escrita por Rodrigo em 2014, no mestrado em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense.

“O trabalho examina a atuação da Petrobras nos três primeiros governos do PT, especialmente no período Lula (2003-2010), com foco nas atividades de Exploração e Produção (E&P), que são o coração de uma companhia petrolífera”, conta Rodrigo. 

O autor explica que o livro ajuda a entender as iniciativas que levaram a Petrobras, nos governos do PT, a quintuplicar seu tamanho, quadruplicar seu valor, aumentar suas reservas e produção em mais de 50% e, principalmente, a descobrir o Pré-sal.

Sobre o Pré-sal, as páginas do “Ouro Negro…” deixam claro que sua descoberta, que hoje garante o abastecimento energético brasileiro, foi fruto de políticas públicas específicas dos governos petistas, especialmente na área de E&P.

Além disso, ao contextualizar a Petrobras entre 2003 e 2010, o texto oferece subsídios aos leitores para entender o que acontece no setor atualmente: o encolhimento da empresa baseado em venda de ativos – o que prejudica enormemente a sociedade brasileira e sua soberania energética e econômica; a mudança do marco regulatório, que vai reduzir a capacidade estratégica do Estado no setor; o tratamento depreciável que os governos, desde 2016, estão dando à maior e uma das mais estratégicas empresas brasileiras.

Outro objetivo do trabalho é discutir a atuação da diretoria de E&P, comandada pelo geólogo Guilherme Estrella, coordenador da descoberta do Pré-sal e um dos maiores petroleiros brasileiros. “O livro faz uma análise do trabalho de Estrella e do que ele representou para a Petrobras”, acrescenta Rodrigo. 

“Ouro Negro…” traz os seguintes conteúdos: a história do petróleo no Brasil, a história e a importância da Petrobras, o contexto da descoberta do Pré-sal e a mudança do marco regulatório realizada pelo PT para otimizar a exploração do Pré-sal.

Informações

O livro custa R$ 50,00 e está em pré-lançamento com 10% de desconto. Os leitores já podem adquiri-lo pelo link: www.inmediares.com.br

Sobre o autor: 

Rodrigo Garcia, 41, nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em Nova Friburgo. É professor universitário, doutorando em Direito na UFRJ, e mestre em Ciência Política e bacharel em Ciências Sociais pela UFF. Tanto no doutorado quanto no mestrado pesquisa o setor petrolífero. É sambista e paratleta amador, participante de maratonas e ultramaratonas aquáticas.

Contatos:

  • rodrigo7garcia@yahoo.com.br
  • 22-98135-0362

Últimas Notícias