Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

CSJT determina pagamento de passivos aos servidores da Justiça do Trabalho, após solicitação da Fenajufe

A luta, de longa data, teve atuação do Sisejufe, que acionou a federação nesse sentido

Após articulação da Fenajufe junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), foi autorizado pela presidente, ministra Maria Cristina Peduzzi, nesta sexta-feira (18/12), o pagamento dos passivos devidos, anteriores a 2020, aos servidores da Justiça do Trabalho. A decisão da presidente ocorreu com base em análise da Secretária de Orçamento e Finanças do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (SEOFI/CSJT).

De acordo com SEOFI/CSJT, foi autorizado, ainda, o pagamento no valor de R$ 19.291.006,93 correspondente às demandas represadas do presente exercício que foram apresentadas pelos TRTs. Peduzzi informou que foi estabelecida a diretriz para que todos os débitos de 2020 sejam quitados até o último dia do exercício para que o ano seja encerrado sem nenhuma pendência. Ao todo, os valores somam, aproximadamente, R$ 156 milhões entre servidores e magistrados (ativos e inativos). 

Os pagamentos se referem a adicional de periculosidade; adicional de qualificação; passivos decorrentes de progressão; horas extras; banco de horas indenizado; diferença de proventos e pensões, entre outros. 

A ministra destacou que o montante total de passivos da JT de primeiro e segundo graus corresponde a quase 1,4 bilhão de reais. Tal passivo representa cerca de 8% de todo o orçamento anual do exercício em curso, necessário para manter, durante os 12 meses do ano, o Tribunal Superior do Trabalho e os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, com seus 27 Ministros, 567 cargos de desembargadores, 3.361 cargos de juízes e 43.203 cargos de servidores, considerando a folha de ativos e inativos. 

A Fenajufe também manteve interlocução sobre o pagamento dos passivos com o juiz auxiliar da presidência do CSJT, Rogério Neiva Pinheiro. A Federação integrará Grupo de Trabalho destinado a aperfeiçoar programas de assistência à saúde suplementar para magistrados e servidores no âmbito da Justiça do Trabalho.

Além disso, na próxima segunda-feira (21), os coordenadores Luis Cláudio e Roberto Policarpo se reunirão com Rogério Neiva para tratar do pagamento dos passivos aos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR).

O diretor do Sisejufe e servidor do TRT1, Ricardo Quiroga, destaca a atuação dos coordenadores da Fenajufe Lucena Pacheco e Ronaldo das Virgens, que são também diretores do Sisejufe, além de Thiago Duarte. “É uma luta de longa data dos servidores que o Sisejufe atuou bastante, tendo acionado a Federação nesse sentido”, ressalta Quiroga. 

Acesse AQUI a íntegra do despacho da presidente do CSJT.

Últimas Notícias