Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Semana de mobilização começa com reunião no Conselho Nacional de Justiça

 Período será marcado por reuniões e pressão ao ministro Luiz Fux, para enviar o PL da recomposição salarial ao Congresso

Semana de mobilização começa com reunião no Conselho Nacional de Justiça, SISEJUFE

Os coordenadores-gerais Lucena Pacheco (também diretora do Sisejufe) e Fabiano dos Santos participaram de reunião nesta segunda-feira (20/6) no CNJ, com o juiz conselheiro Giovanni Olson. Diante aumento dos casos de Covid-19, o encontro ocorreu de forma virtual. As coordenadoras Soraia Marca e Márcia Pissurno também acompanharam.

O encontro tratou da recomposição salarial e demais pautas da categoria, como nível superior para técnicos (NS) auxílio-saúde, reestruturação da carreira e direito à desconexão, dando início às atividades de mobilização agendadas para o período.

Ao expor o rol de reivindicações ao conselheiro, Lucena pediu a retomada das discussões do Fórum de Carreira o mais breve possível para prosseguir com os debates temáticos. A coordenadora abordou ainda a necessidade de se discutir o direito à desconexão de servidoras e servidores do PJU que têm enfrentado alteração na rotina de trabalho desde o início da pandemia e que tem sido prejudicial à saúde das trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário.

Márcia disse que a Federação tem conhecimento da sobra orçamentária no valor total de R$ 3 bilhões que o Judiciário pode reverter na concessão do reajuste dos servidores.

Reforçando o ponto de pauta sobre o Nível Superior (NS) para técnicos, Soraia Garcia reafirmou que o pleito é antigo e salientou que a alteração do nível de escolaridade não trará gastos para a administração pública.Márcia ainda destacou que a valorização dos cargos de técnico foi conquistada por várias categorias como a Policia Legislativa do Senado e da Câmara, técnicos do Banco Central , técnicos do INSS e ressaltou que “nada mais justo que o técnico Judiciário também seja reconhecido!”

Dr. Giovanne acatou todos os pontos de pauta e se colocou à disposição para atender as demandas da Federação. O conselheiro recém-empossado manifestou acolhimento ao que foi apresentado e reconheceu a legitimidade dos pleitos. Em sua fala, o Juiz lembrou que antes de se tornar magistrado foi servidor do judiciário. Nesse sentido, evidenciou ser favorável à luta da categoria.

A Fenajufe ficou de encaminhar documentação precisa com todas as demandas para ciência do conselheiro. Dr. Giovanni Olson afirmou ainda, ser importante que haja diálogo com todos os outros conselheiros e que a recomposição salarial “deve ser equalizada”. Finalizando, o juiz enfatizou que “não adianta querer uma Justiça melhor se não tivermos quadros de servidores melhor valorizados.”

Encontro com diretor-geral Johaness Eck

Semana de mobilização começa com reunião no Conselho Nacional de Justiça, SISEJUFE

Na última sexta-feira (17) a federação foi recebida pelo diretor-geral Johaness Eck. Nesta, estavam presentes o coordenador Thiago Duarte e Paula Meniconi e as coordenadoras gerais Lucena Pacheco e Sandra Dias de forma virtual.

Entre os pontos de pauta os coordenadores cobraram a retomada das discussões do Fórum Permanente de Gestão e Carreira do CNJ e abordaram a questão da Polícia Judicial e reenquadramento dos auxiliares. Além disso, os dirigentes trataram da recomposição salarial e solicitaram ao diretor geral empenho para agendar reunião da Federação com o presidente,ministro Luiz Fuz.

Sobre processo dos Auxiliares levado à pauta, os dirigentes solicitaram para que o CNJ, enviasse um documento ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para juntar à minuta de projeto de lei elaborado e entregue pela Federação ao Conselho. Na proposta de PL, aprovada na comissão temática de discussões no Fórum Permanente de Carreira em 2021, a Fenajufe pede o reenquadramento dos auxiliares.

Fonte: Fenajufe

Últimas Notícias