Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Rio de Paz faz homenagem às 600 mil vítimas da Covid-19

Rio de Paz faz homenagem às 600 mil vítimas da Covid-19, SISEJUFE

Instalação nas areias de Copacabana também é um ato de repúdio às mortes que poderiam ser evitadas com a compra de vacinas no ano passado.

A Ong Rio de Paz realizou nessa sexta-feira (08/10), pela manhã, um ato em memória dos 600 mortos pela Covid-19. Os manifestantes montaram varais nas areias da praia de Copacabana e penduraram 600 lenços brancos, simbolizando as vítimas da doença. A instalação feita em frente ao Hotel Copacabana Palace é uma manifestação de repúdio ao descaso do governo Bolsonaro em relação ao combate à pandemia desde o início da crise sanitária. Os erros cometidos pelo presidente Bolsonaro e sua equipe, como o incentivo ao uso de tratamento precoce, a falta de vacinas e apologia a aglomerações e ao não uso da máscara, podem ter levado à morte de pelo menos 500 mil pessoas do total de vítimas até o momento.

“Houve um morticínio no Brasil. Se queremos tirar alguma lição dessa espantosa perda de vidas a fim de que sofrimento como esse não se repita no nosso país, precisamos responder a uma pergunta central: quem são os responsáveis por esta tragédia?”, questiona Antonio Carlos Costa, presidente da Ong Rio de Paz.

Rio de Paz faz homenagem às 600 mil vítimas da Covid-19, SISEJUFE
Sindicato apoia as atividades de solidariedade pelas vítimas da Pandemia, realizadas pela Ong Rio de Paz

Lenços serão entregues aos Senadores da CPI da Covid

Os 600 lenços foram entregues ao taxista Márcio Antônio, que perdeu o filho para a Covid em abril de 2020. Em um ato realizado no ano passado pela Ong Rio de Paz, nesse mesmo local, Márcio recolocou cruzes que haviam sido derrubadas por um homem contrário à homenagem que estava sendo feita às vítimas naquele momento.

Os lenços serão levados pelo taxista à Brasília que, junto de representantes da Rio de Paz, os entregará ao senador Randolfe Rodrigues, no próximo dia 19, data de encerramento da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, que apura os crimes de responsabilidade do governo Bolsonaro em relação ao combate à pandemia no País.

País registra 2.803 vítimas por milhão de habitantes

O Brasil está em segundo lugar no número de mortes totais, apenas atrás dos Estados Unidos, que hoje computam 710 mil mortos vítimas do vírus. Em números relativos, o País fica em hoje em sétimo lugar no número de mortes por milhão de habitantes. São 2.803 vítimas para cada um milhão de habitantes, segundo ranking da Our World in Data, que monitora diariamente a situação da pandemia no mundo.

“O Brasil está no topo no número de mortes por Covid 19 no mundo. Trata-se de um morticínio sem precedentes. Precisamos encarar essa triste realidade retirando lições e respondendo a pergunta: quem são os responsáveis? A justiça não é uma distração do combate à pandemia, mas um elemento essencial para vencermos essa batalha”, diz Lucas Louback, coordenador de projetos e ativista da ONG Rio de Paz.

Como em outras ocasiões, o Sisejufe apoiou a realização de mais essa atividade em solidariedade às vítimas da Covid-19 e seus familiares.

Com informações do Portal G1.

Últimas Notícias