Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Reajuste não é favor, é direito!

Reajuste não é favor, é direito!, SISEJUFE

Funcionalismo federal realiza o Ocupa Brasília, ato pela reposição das perdas acumuladas no governo Bolsonaro

Servidoras e servidores ocuparam na manhã dessa quarta-feira a Esplanada dos Ministérios com manifestações pelo reajuste salarial da 19,99%, índice referente às perdas inflacionárias dos três primeiros anos do governo Bolsonaro. Este foi o segundo dia de protestos desta semana da Jornada de Lutas, marcando o Ocupa Brasília, Dia Nacional de Luta pela reposição salarial de todas as categorias do funcionalismo federal.

Na semana passada, em reunião com uma comissão de servidores, representantes do governo prometeram uma resposta sobre o reajuste geral até o dia 1º de abril. A informação divulgada pela Fenajufe, no entanto, é de que, segundo integrantes do Ministério da Economia, Paulo Guedes estaria em viagem fora do Brasil e nada teria sido encaminhado no sentido de atender à reivindicação.

A notícia repercutiu nas categorias que prometem intensificar a pressão e manter a vigília em frente ao ministério até que o governo dê uma resposta concreta e apresente uma solução para minimizar as perdas no poder de compra dos trabalhadores, que só aumentam a cada dia com os reajustes frequentes da gasolina, gás e produtos alimentícios.

Ato segue até a Esplanada

O ato Ocupa Brasília começou às 10h com a concentração dos manifestantes no Espaço do Servidor, criado no ano passado durante a vigília contra a PEC 32, ao lado do Anexo II da Câmara dos Deputados. Os participantes seguiram em passeata passando pelo Ministério da Agricultura até o Ministério do Trabalho e Previdência em solidariedade aos servidores do Instituto Nacional Do Seguro Social (INSS) que já se encontram em greve em vários estados. Depois seguiram até o Ministério da Econômica onde entidades se manifestaram com críticas ao governo Bolsonaro e sua política econômica.

Reajuste não é favor, é direito!, SISEJUFE Reajuste não é favor, é direito!, SISEJUFE

Os sindicatos, centrais e federações presentes exigiram o cumprimento do Artigo 37 da Constituição Federal que trata sobre o reajuste anual dos salários dos servidores públicos.

Reajuste não é favor!

Pelo Sisejufe, participaram da atividade dos diretores Neli Rosa, Soraia Marca, Mariana Petersen, Iuri Barbosa, Joel Farias e Lucena Pacheco, representando também a Federação.

“Continuamos na luta pela recomposição salarial. Toda categoria tem direito à revisão anual de seus salários e, no caso dos servidores públicos, apesar de este estar na Constituição Federal, em seu Art. 37, estamos há cinco anos sem reajuste. Reajuste não é favor! É obrigação e questão de respeito e valorização que todo trabalhador tem direito”, disse Soraia, em mensagem aos colegas do Judiciário do Rio de Janeiro

A Jornada de Luta dos Servidores Federais se encerra amanhã com mais um ato em Brasília e, também, nos estados.

Programação desta quinta-feira, 31

9h – Concentração no anexo 2 do Sem
10h – Ato no bloco “P” do Ministério da Economia.

Manuella Soares, jornalista, para o Sisejufe, com informações da Fenajufe.

Últimas Notícias