Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Prestação de contas do Sisejufe é aprovada por unanimidade em assembleia

Previsão Orçamentária também é referendada pelos sindicalizados

IMG_0033Os servidores do Judiciário Federal no Rio de Janeiro filiados ao Sisejufe, aprovaram, em assembleia ordinária, nesta quarta-feira (27/03), de forma unânime, a prestação de contas do sindicato. Também foram apreciadas, sem objeções, a Previsão Orçamentária e o Planejamento Estratégico para 2019. A reunião, realizada no auditório da entidade, contou com a participação de 62 pessoas.

O presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, abriu a assembleia detalhando os gastos de 2018 e explicando as prioridades para este ano, que exigirá mobilização e comprometimento para enfrentar a Reforma da Previdência e outras ameaças de retirada de direitos. Valter ressaltou que as contas ficaram disponíveis para consulta prévia dos sindicalizados por duas semanas, tendo a informação sido divulgada no site do sindicato.

TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS

O gerente administrativo Marcelo Nobile apresentou planilhas explicando a variação das receitas e das despesas no período. E destacou, em 2018, investimentos como aquisição de veículos; revitalização da sede campestre; ampliação dos convênios e descontos em cursos; melhorias do sistema de segurança e do parque tecnológico; pintura do sindicato e outras ações de manutenção do patrimônio.

IMG_0050Na parte financeira, Nobile informou que foram feitas melhorias como atualização do sistema de cadastro e digitalização de todo o movimento de caixa, ano a ano. “Somos rigorosos no cumprimento do orçamento e controle das despesas. Seguimos todos os trâmites para garantir transparência e segurança”, afirmou.

CRIVO DO CONSELHO FISCAL

IMG_0067Após a apresentação dos dados, o Conselho Fiscal leu o parecer relativo à prestação de contas do período de janeiro a dezembro de 2018,  destacando que, diante da avaliação dos documentos apresentados pela Diretoria, todos os apontamentos foram cumpridos. Os conselheiros recomendaram pela aprovação das contas.

VOTAÇÃO

Depois de aprovarem as contas por unanimidade, os sindicalizados receberam informações sobre a previsão orçamentária de 2019. Valter Nogueira reforçou que as lutas e mobilizações terão prioridade e, por isso, a previsão de despesas poderá ser alterada. Entre os projetos que poderão ser adiados, destacam-se novos investimentos na sede campestre.

IMG_0079Vera Miranda, assessora política do sindicato, detalhou o Planejamento Estratégico para 2019, explicando as ações de cada departamento e núcleo da entidade. Diante de um cenário que aponta para a possibilidade de perda de direitos, ela ressaltou que a prioridade é mobilizar e organizar os servidores por local de trabalho e nas ruas. Entre as ações, destacam-se a construção e divulgação do calendário de mobilização e luta, organizado pela Fenajufe, frentes de luta e centrais sindicais em defesa dos direitos dos trabalhadores; confecção de cartilha sobre a Reforma da Previdência, folders informativos sobre a EC95 (Teto de Gastos) e o desmonte do serviço público; além de campanhas em defesa da aposentadoria e da Justiça do Trabalho.

FORTALECER ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

IMG_0059A assessora política afirmou que haverá o fortalecimento da comunicação através de novo site, do uso das mídias sociais e  materiais impressos como ferramentas estratégicas para informar, conscientizar e mobilizar a categoria para a luta.

Vera disse que serão realizadas atividades para reduzir a distância entre a capital e o interior, incluindo ações conjuntas com outras entidades sindicais. Foi citado ainda o investimento no banco de memória do Sisejufe.

Na área da saúde, explicou que será realizada a segunda etapa da pesquisa sobre relação entre licenças e acidentes de trabalho. E será produzida uma caderneta de saúde específica sobre teletrabalho.

IMG_0085Sobre a programação cultural, foram destacados o trabalho do coral e as atividades em comemoração aos 30 anos do Sisejufe, que incluem uma edição especial da revista Ideias, exposição do chargista Carlos Latuff e uma grande festa.

Outro destaque é a interface com setores de fora do Judiciário, através do apoio a movimentos sociais. Alguns exemplos são: Marcha Mundial das Mulheres, Rede de Mulheres Negras e ações ecumênicas de combate à intolerância religiosa.

Por fim, a coordenadora do Departamento Sisejufe Solidário, Eunice Barbosa, falou sobre os eixos do projeto, que tem como principal objetivo resgatar a dignidade de pessoas em situação de rua.

A Previsão Orçamentária e o Planejamento Estratégico para 2019 também foram aprovados por unanimidade.

IMG_0059IMG_0035IMG_0063IMG_0060IMG_0057IMG_0054

 

Últimas Notícias