Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Prata da Casa: servidor sindicalizado do Sisejufe lança novo livro; obra é uma coletânea de artigos publicados em diversos veículos de imprensa

“Moinhos de Sancho e Quixote” é o sexto livro de Roberto Ponciano,  escritor, professor, filósofo,  doutorando em Literatura Comparada e servidor da Justiça Federal; textos passeiam pela literatura, política, passando por cultura e até mitologia

Prata da Casa: servidor sindicalizado do Sisejufe lança novo livro; obra é uma coletânea de artigos publicados em diversos veículos de imprensa, SISEJUFE

Um livro cheio de amor, dor e inquietude com os processos do mundo. Assim é “Moinhos de Sancho e Quixote”, sexto livro de Roberto Ponciano, escritor, professor, filósofo,  doutorando em Literatura Comparada e servidor da Justiça Federal, que desde julho de 2023 está cedido para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

A obra é uma coletânea de artigos publicados na imprensa (como Brasil 247, O Cafezinho, Resistentes etc) e, conforme explica Ponciano, nasceu da percepção de que ali, em mais de 60 textos publicados ao longo dos anos, havia um bom material a ser trabalhado. “Costumo dizer que tenho uma regularidade ao estilo Dorival Caymmi: escrevo quando me dá vontade. Às vezes, é algo que sai da dor, da revolta dos acontecimentos políticos no Brasil e no mundo. E aí, no dia seguinte escrevo um artigo sobre o assunto. Às vezes é um texto sobre Eros e Psiquê. E por aí vai. Uma regularidade na irregularidade, passeando por vários assuntos que me são caros”.

Na fase de pré-lançamento, o livro vendeu 150 exemplares, de forma online, mesmo antes de existir fisicamente. E brincou: ” Ah, devo ser o primeiro escritor que vendeu livro fiado. (risos) As pessoas compraram e vão receber o livro agora, a partir da segunda quinzena de janeiro. É meu primeiro livro pela editora Kotter. Com esses primeiros exemplares vendidos, em oito dias o livro já se pagou, o que é, claro, muito bom”.

Eventos de lançamento

O lançamento virtual de “Moinhos de Sancho e Quixote” acontecerá dia 22 de janeiro, em uma live marcada para começar às 20h. Além do lançamento, é também dia do aniversário de Ponciano. Para comemorar em grande estilo, haverá um debate sobre Literatura e Engajamento, com a participação de Marcelo Barbosa, Pedro Simonard e Roberto Ponciano.

Para participar da live de lançamento, acesse AQUI.

Para comprar o livro de Ponciano, clique AQUI.

Já no dia 23 de fevereiro, a partir das 18h, no Sindicato dos Bancários, acontecerá o lançamento presencial do livro. Nesse dia, o debate será com a participação de Paulo Andel, Afonso Celso e de Marcelo Barbosa. Encerrando a noite, uma roda de samba com Beto Martins.

O que vem por aí

O lançamento de “Moinhos de Sancho e Quixote” ainda está acontecendo, e Ponciano já está envolvido com o projeto de outros livros. “Poesia Impura”, que lançará pela mesma editora, a Kotter, tem previsão de lançamento para julho desse ano. Além disso, fará a reedição de outros dois livros: “Dois Poetas Rojos: Neruda e Lorca” e “Marxismo e Filosofia Contemporânea”.

 

Prata da Casa: servidor sindicalizado do Sisejufe lança novo livro; obra é uma coletânea de artigos publicados em diversos veículos de imprensa, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias