A terceira edição do PopRuaJud – mutirão interinstitucional organizado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região em prol das pessoas que se encontram em situação de rua -, já tem data para acontecer: será realizado dias 13, 14 e 15 de agosto, de 8h às 15h, na Catedral Metropolitana/RJ.
Esse ano, o TRF2 fechou parceria com sessenta entidades do Rio de Janeiro para a realização do mutirão interinstitucional PopRuaJud 2024. É um número recorde de parceiras, o que mostra a credibilidade do evento.
O mutirão, que segue a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua definida pela Resolução n.425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocupará uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados.
A coordenação da nova edição do PopRuaJud está a cargo das juízas federais Ana Carolina Vieira de Carvalho, Valéria Caldi e do servidor João Coelho.
No último dia do evento, dia 15, às 11h, na Catedral Metropolitana/RJ, haverá uma cerimônia oficial com os presidentes de Tribunais, autoridades governamentais e representantes de entidades civis.
Toda área do evento terá cobertura de sinal wi-fi de alta potência, e pontos de rede cabeada; e dois potentes geradores de energia elétrica, fornecidos pela Light, que providenciará ainda, via cabos e fios, toda a distribuição de energia elétrica no local.
O Exército Brasileiro montará tendas no estacionamento da Catedral para que os serviços de promoção da cidadania possam ser prestados à população em situação de rua. A previsão é de que serão atendidas até 700 pessoas por dia, por ordem de chegada.
Prestarão serviços para a população em situação de rua desde órgãos públicos dos Governos Municipal, Estadual e Federal até Organizações Não Governamentais do Rio e de outros estados.
Ah! E você também pode ajudar: do dia 16 de julho a 02 de agosto, haverá Postos de Coleta para arrecadação de roupas e calçados masculinos (que são distribuídos às pessoas em situação de rua, nos dias do mutirão). Os postos estão em três pontos distintos: Sede Administrativa do TRF2 (Hall dos elevadores); Fórum Rio Branco (Hall dos elevadores – anexos I e II); e Fórum Venezuela (Hall dos elevadores do blobo B).
Serviços:
No total, cerca de 350 servidores e funcionários públicos e 200 voluntários estarão envolvidos com a prestação dos seguintes serviços gratuitos:
- a) Na cadeia documental: a emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito; localização de certidões emitidas fora do município e do estado; registros de nascimento tardios; carteira de identidade; emissão e regularização de CPF; certificado de reservista; regularização de situação eleitoral e emissão do título de eleitor;
- b) Na área de proteção social: inscrição e regularizações no CadÚnico, abrigos para homens e mulheres e, também, para a população LGBTQIA+; inscrições em benefícios sociais; pleitos relativos a benefícios previdenciários; perícias médicas (judiciais e do INSS); consulta sobre pendências diversas junto ao INSS; consulta e emissão de CNIS; solicitações e informações sobre saque do FGTS, PIS, CAIXA TEM (abono salarial, seguro-desemprego e bolsa família) e Cartão Social;
- c) No segmento de emprego e renda: bancos de oportunidades (inscrição para empregos);
- d) No âmbito educacional: matrículas na rede estadual de educação;
- e) No campo judicial: – na Justiça Estadual, regularização de guardas de menores; transformação de uniões estáveis em casamentos; oficialização de separações através de divórcios; solicitação de pensões alimentícias a pais e mães; – na Justiça Federal, pedidos relativos a benefícios previdenciários ou sociais negados indevidamente, tais como auxílio-doença, aposentadorias e Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS); pleitos visando soluções para pendências de perícias médicas; análise de pedidos em face da Caixa relativos ao FGTS; – na Justiça do Trabalho, orientação para pendências trabalhistas e ajuizamento de ações; – nas Defensorias do Estado e da União, assistência e orientação jurídica, de forma integral e gratuita, para todos os serviços, no âmbito, respectivamente, das Justiças Estadual e Federal, assim como para outros encaminhamentos nas áreas cível e criminal (DPE);
- f) No setor de saúde: atendimentos médicos, vacinas, exames para hepatites, hanseníase, tuberculose, Aids, encaminhamentos para tratamentos, orientações odontológicas e para escovação de dentes;
- g) Na atenção aos pets: atendimentos veterinários, vacinas, vermífugos, banhos, tosas, ração;
- h) Nos cuidados pessoais: banhos, roupas, cortes de cabelo, design de sobrancelhas;
- i) Em atividades de lazer: shows com orquestras e recreações diversas;
- j) Na alimentação coletiva: café da manhã, lanche e almoço.
Clique AQUI e veja as organizações parceiras.
(Texto: Sisejufe, com informações do TRF2)
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!