A Fenajufe vai levantar a bandeira em defesa do nível superior para os técnicos judiciários. A Federação protocolou nessa segunda-feira (26), no Supremo Tribunal Federal, a minuta de um projeto de lei específico e sem tabela para tratar da mudança, propondo a alteração da Lei 11.416/2006, que trata do plano de cargos e salários da categoria. A decisão foi tomada na XIX Plenária Nacional, realizada nos dias 23, 24 e 25 deste mês, em João Pessoa (PB), reunindo servidores de todo o país.
“Os técnicos não podem ficar sofrendo a exploração do governo (federal) que tem servidores de nível superior, ganhando salário de nível médio”, defendeu o diretor do Sisejufe Amauri de Souza, durante o encontro. No entanto, a questão não foi unanimidade entre os delegados do Rio de Janeiro. Foi levantada a importância do projeto ser encaminhado com tabela e ser discutido no Grupo de Trabalho de Carreira da Fenajufe. “Isso teria inviabilizado nossa luta”, avalia o diretor do Sisejufe Ronaldo das Virgens.
Campanha salarial é considerada histórica para a categoria
A Plenária discutiu os rumos da campanha salarial 2015. “O balanço da greve foi muito positivo, ressaltando-se as características desse movimento histórico, com amplo protagonismo da base”, avaliou a diretora do Sisejufe Mariana Liria. A ampla maioria dos presentes votou pela continuidade na luta pela derrubada do Veto 26 e contra o reajuste zero, proposta defendida pelo Sisejufe. Os servidores do Rio de Janeiro só aceitam discutir o PL 2648/2015 caso o veto ao PLC 28/2015 seja mantido. Por 66 votos a favor e 38 contrários, os delegados rejeitaram a proposta de retomada da greve, mas a mobilização deve continuar forte. No dia 16, haverá apagão e o deslocamento das delegações para Brasília. No dia 17, data da sessão do Congresso Nacional, haverá ato nacional em Brasília e a continuidade do apagão.
Foi nesse movimento histórico que o analista Rodrigo Alcântara começou a participar das lutas. Foi eleito pela primeira vez para uma plenária nacional. “Como havia delegados de todo o país, deu para ter uma ideia de como cada lugar tem suas especificidades e como trabalham as diferentes correntes políticas”, observou. “A delegação do Rio foi bem coerente com as deliberações da categoria”, afirmou. Como ponto negativo da atividade, ele ressaltou a falta de respeito com quem tinha uma opinião divergente.
No sábado, foi aprovado o parecer favorável do Conselho Fiscal às contas da Fenajufe, referente ao período de maio de 2013 a agosto de 2015. O parecer e a prestação de contas podem ser acessados no site da Fenajufe. No domingo, temas como a jornada de seis horas e a liberação para o exercício da advocacia foram temas de discussão. Também foram aprovadas as seguintes propostas: acumulação de função de chefia com a GAS para seguranças; resolução em defesa dos oficiais de justiça; apoio à emenda constitucional que aumenta o efetivo do Conselho Nacional de Justiça, incluindo um servidor do Poder Judiciário da União e outro da Justiça estadual e o afastamento do diretor Roberto Ponciano da mesa de negociação. As resoluções completas da Plenária serão disponibilizadas no site da Fenajufe ao longo da semana.
A Plenária definiu a sede do próximo Congresso da Fenajufe. O Congrejufe será realizado em abril na cidade de Florianópolis (SC).
Conheça a delegação do Rio de Janeiro:
Delegado de Direção: Dulavin de Oliveira Lima Júnior – técnico – JF Almirante Barroso
CHAPA 1 – Mais Sisejufe
Luís Amauri de Souza – técnico – TRT Lavradio
Mauro dos Santos – técnico – TRF Acre
Maristela Vicente – técnica – JF Rio Branco
Mariana Liria – analista – oficial JF São João de Meriti
Rodrigo Alcântara de Souza – analista – TRT São Gonçalo
Isaac Leonardo Carrico – técnico – TRF Acre
Sonia Regina Rezende – técnica – ZE 124 Bangú
Neli Rosa – técnica aposentada – TRF
Alberto Carlos Dias – técnico – TRE Pres. Wilson
Ronaldo das Virgens – técnico – TRF Acre
CHAPA 2 – Pela Base
Helênio Barros – técnico – ZE 151 Itaboraí
Fabiano Correa – técnico – TRT Lavradio
Aldenir de Moraes – analista – TRF Acre
Mauricio Correia – analista – TRE Pres. Wilson
Com informações da Fenajufe