Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

“Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09

Evento aconteceu no auditório do Sisejufe. Além da casa cheia, lançamento contou também com ampla participação virtual de convidados e candidatos / de convidadas e candidatas

“Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE

O lançamento da Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro, que aconteceu na sexta-feira à noite (23/09), no auditório do Sisejufe, contou com mais de 60 pessoas no evento presencial, além dos que participaram e assistiram de forma online ao evento.

Diversas entidades representativas, coletivos e movimentos sociais estiveram lado a lado com candidatos e candidatas que disputam a eleição 2022. Todos comprometidos com as pautas e a defesa dos interesses do servidor público e do trabalhador.

Segundo o relato dos próprios participantes, o encontro foi democrático, inclusivo, participativo e um ato de unidade contra toda a retirada de direitos que estamos vivenciando em nosso país.

A assessora política do Sisejufe, Vera Miranda, foi a mestre de cerimônia do evento, que durou cerca de três horas. Vera falou sobre os objetivos gerais da Plataforma e chamou os representantes de cada mesa para falarem ao público e também os candidatos e candidatas a se manifestarem. Lucena Pacheco, diretora do sindicato e coordenadora da Fenajufe, estava na mesa de abertura e ressaltou a importância da unidade entre os movimentos sociais e sindicais com os parlamentares e os candidatos à vaga no Executivo e no Legislativo:

“Nenhuma política pública em defesa dos servidores e dos serviços públicos vai ocorrer se não escolhermos muito bem cada deputado, cada deputada estadual, federal e senador e senadora que vai ocupar as casas legislativas. Exemplo recente já foi colocado aqui: a “deforma administrativa”, que precariza todo serviço público”, disse Lucena frisando também a luta ainda em curso pela aprovação do PL 3662/ 2021:

“Mais recentemente, no Judiciário Federal, um projeto de valorização de cargos foi aprovado por unanimidade no Congresso e, ao ser encaminhado para sanção presidencial, sofreu veto exatamente no que concorria para uma melhor prestação dos serviços de justiça. Agora, esperamos que os parlamentares das duas casas derrubem o veto.  Estaremos lá, ou melhor, continuaremos lá para pressionar e disputar essa narrativa em defesa dos serviço público, sempre”, afirmou Lucena, já sendo aplaudida ao final de sua fala.

Ainda na mesa de abertura, Juliana Costa Vargas representou a Assemperj e o Sindsemp-RJ. Juliana afirmou que a eleição 2022 será a mais importante desde a redemocratização do nosso país: “O que está em jogo é a consolidação ou a ruptura de um pacto civilizatório estabelecido na nossa Constituição de 88. Desde 2016, temos observado uma sucessão de ataques aos servidores e ao serviço público de um modo geral. Esses ataques implicam dificultar ou mesmo inviabilizar o acesso aos direitos sociais, especialmente dos cidadãos mais vulneráveis. Essa iniciativa aqui hoje é um esforço conjunto das trabalhadoras e  dos trabalhadores do sistema de justiça num pacto em busca da manutenção de nossos direitos e dos direitos dos cidadãos do nosso país. Não podemos mais admitir retrocessos e perda de direitos”.

Em seguida, Sandra Dias, representando a Fenajufe, e Flávio Sueth, representando a Fenamp, explicitaram aos convidados os objetivos mais amplos da Plataforma – com pontos que abordam a questão da “Democracia e soberania popular”; “Democratização do Estado, do Judiciário e do Ministério Público”; “Defesa dos serviços e empresas públicas e valorização da(o)s servidora(e)s”; “Desenvolvimento econômico sustentável com valorização do trabalho”; “Defesa das instituições e leis de proteção trabalhista e sindicais”;  “Direitos humanos e combate às discriminações”, entre outros -, e sinalizaram também a necessidade de se eleger candidatos comprometidos com as questões sociais e com a defesa do trabalhador de um modo geral.

Representando a Fenajud, Alexandre Lima participou de forma online e falou aos participantes, também: “Passamos os últimos anos resistindo a toda essa conjuntura política que estamos vivendo e todos os ataques que a classe trabalhadora vem sofrendo. E a conclusão é essa: a eleição de agora é sim a mais importante que vamos ter. E, por isso, precisamos mostrar a todos que Brasil queremos construir com esse voto. Precisamos andar juntos nessa luta e a plataforma diz à classe política e a cada um de nós o que queremos e pensamos sobre uma sociedade mais justa e igualitária para todos.”

Conhecer, ouvir e depois poder cobrar

O objetivo da Plataforma e de todos os presentes era um só: que nas eleições de agora possamos eleger candidatas e candidatos comprometidos com as pautas do setor público e das categorias do Sistema de Justiça Brasileiro. Foi com esse desejo e com esse objetivo que nasceu a Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro. Dessa forma, parte importante do evento, claro, era abrir o microfone para que se pudesse ouvir os vários candidatos e candidatas presentes ao evento, tanto de forma presencial, quanto te forma híbrida. Ouvir suas propostas, ter a certeza de que são e estão comprometidos com os trabalhadores e trabalhadoras da justiça e dessa forma, pode acompanhar e cobrar, depois.

Náustria, candidata a deputada estadual pelo PT; Cintia Savelli, candidata a deputada federal pelo PP; Indianara Siqueira, candidata a deputada federal pelo PT; Dara Santana, candidata a deputada estadual pelo PT; Margoth Cardoso, candidata a deputada federal pelo PT; Geraldo Tadeu, candidato a deputado estadual pelo PDT e etc também estiveram presentes ao evento e falaram à plateia.

Participações presenciais e online marcaram o evento

De forma virtual, quem também participou foi: o vereador Reimont, candidato do PT a deputado federal; Glauber Braga, candidato pelo PSOL a deputado federal; Flavio Serafini, candidato pelo PSOL a deputado estadual; Alessandro Molon, candidato pelo PSB ao Senado; Wadih  Damous, candidato do PT  a deputado federal; e o servidor público Raul Bittencourt, candidato da União Popular ao Senado etc.

Diversas entidades e movimentos sociais também marcaram presença e falaram sobre a importância dessa iniciativa. Entre os que estiveram presentes, destacamos: Enegrecer; PerifaLab; Movimento Negro Unificado; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; CUT, CTB etc.

A Plataforma

A Plataforma Política foi produzida pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe); pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp). Para as três federações, as eleições deste ano demonstram claramente a necessidade da junção das forças políticas necessárias em prol de um programa político voltado à defesa e ampliação dos direitos sociais, à defesa da soberania nacional e das nossas riquezas, à implementação de uma política econômica que promova crescimento com distribuição de renda e valorização do trabalho, respeito ao meio ambiente e à defesa da democracia.

Aqui no Rio de Janeiro, o lançamento da Plataforma aconteceu na sexta-feira, dia 23/09, em formato híbrido, ou seja, de forma presencial, na sede do Sisejufe, e também de forma online. O objetivo, claro, era ampliar a participação de todos os interessados em acompanhar o lançamento da Plataforma, fosse a trabalhadora ou o trabalhador; fosse a candidata ou o candidato comprometido com a defesa do setor público e com as pautas da plataforma.

No Rio, o lançamento da Plataforma foi promovido pelo Sisejufe e pela Assemperj / Sinsemp-RJ, em desdobramento ao lançamento nacional realizado pela Fenajufe, Fenajud e Fenamp, que aconteceu no dia 14 de agosto, em Brasília. A “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” também já foi lançada no Rio Grande do Sul (no dia 05 de setembro); em Pernambuco (no dia 06 de setembro) e em Alagoas (no dia 15 de setembro).

Caso queira acompanhar todo o evento na íntegra, acesse o canal do Sisejufe no Youtube.

 

“Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE  “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE“Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE“Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE “Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro” foi lançada, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, 23/09, SISEJUFE

Últimas Notícias