Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Planejamento Estratégico 2023: no primeiro dia de reunião, sexta-feira (03/03) à noite, especialistas convidados falaram sobre os desafios da organização sindical do setor público, no governo Lula

Debate foi transmitido ao vivo pelo You Tube; ao longo de todo o sábado (04/03), diretoria do Sisejufe definiu metas, eixos e lutas da entidade para 2023

Depois de duas edições em formato on line por causa da pandemia de Covid-19, esse ano, conseguimos fazer de forma presencial a reunião de Planejamento Estratégico 2023, que aconteceu na Casa do Alto, dias 03 e 04 de maço.

A abertura das atividades foi realizada na sexta-feira (03/03), à noite, e contou com a participação de Eunice Barbosa, presidenta do Sisejufe; e dos diretores Lucena Pacheco e Valter Nogueira. Em seguida, um riquíssimo debate entre o assessor parlamentar e consultor de entidades sindicais Vladimir Nepomuceno e o assessor parlamentar do Sisejufe, Alexandre Marques, que falaram sobre os desafios da organização sindical do setor público, no governo Lula. A discussão foi transmitida ao vivo pelo Youtube do sindicato.

Abrindo os trabalhos, Eunice afirmou: “Esse é um momento muito importante para a diretoria e para toda a categoria, que é o momento quando a gente se reúne para planejar, pensar as estratégias e as ações para organizar a luta da categoria do estado do Rio de Janeiro e articulá-la com a organização da luta em todo o país”, disse ela lembrando ainda que conseguimos interromper o ciclo de um projeto de governo desastroso, que desorganizou o país e prejudicou e muito os direitos da população e da classe trabalhadora, mas mesmo assim ele ainda permeia a sociedade e, portanto, é importante se olhar o cenário e continuar a luta de forma vigilante e atuante.

Valter citou a caminhada de lutas e dificuldades trilhadas nos últimos anos, especialmente no governo Bolsonaro, e afirmou que, com o novo governo eleito, iniciamos o ano com novas perspectivas. “Para a nossa carreira, podemos citar, por exemplo, a consolidação do Nível Superior para Técnicos, a reestruturação das nossas carreiras e voltando a discussão da derrubada dos pontos da Reforma da Previdência, que são prejudiciais para a categoria e retomando também as discussões e investimentos para um estado mais democrático. Nossa diretoria tem, claro, uma responsabilidade muito grande, principalmente porque ela tem três diretoras que estão também na Federação. E o organização do planejamento estratégico, portanto, tem uma função muito importante”.

Em sua fala, Lucena se emocionou ao comentar a alegria de voltar a fazer esse encontro de forma presencial. A dirigente também falou sobre a atuação do sindicato e a importância da luta travada nos últimos anos e disse que agora é a oportunidade de se construir não só um cenário melhor para os trabalhadores do Judiciário mas para os trabalhadores de um modo geral. “Agora é a hora de todos fazermos um bom trabalho para a sociedade. É nossa responsabilidade enquanto dirigentes sindicais. A gente não só atua pra nossa categoria mas pra toda a sociedade. Pelo menos, é assim que precisa ser.”

E, como bem frisou Lucena, para avançarmos na luta e nas conquistas, precisamos estar organizados. Por isso, o tema escolhido para o debate de abertura teve como tema “Os desafios da organização sindical do setor público, no governo Lula.”

Desafios

Alexandre Marques, assessor parlamentar do Sisejufe, mapeou o cenário político de agora e ressaltou a necessidade de o movimento sindical também se preocupar com as pautas sociais tão urgentes e importantes para o país, para a sociedade e para a classe trabalhadora em geral:

“Acho que o desafio principal é que elegemos o presidente Lula, mas não elegemos um Parlamento que possa dar sustentação  política para ele aprovar as mudanças necessárias. O movimento sindical tem esse papel de se organizar para defender as pautas prioritárias do governo no Parlamento. Ir a Brasília, visitar os parlamentares, cobrar, pressionar. Atuar também no Legislativo municipal e em todas as esferas. E temos que buscar também no governo as pautas sociais que são tão importantes para toda a sociedade. Restabelecer tudo aquilo que perdemos nos últimos anos. Geração de emprego, crescimento econômico, direito à greve, setor público valorizado, geração de renda etc”.

Vladimir Nepomuceno, assessor parlamentar e consultor de entidades sindicais, também falou sobre o contexto político dos últimos anos, o quanto isso impactou e prejudicou os trabalhadores de um modo geral e sinalizou que os sindicatos precisam estar fortes e organizados para também poderem ajudar o governo Lula a concretizar as pautas de interesse da sociedade e do trabalhador:

“Precisamos lembrar que a Reforma Administrativa andou. A PEC 32 não foi aprovada. Ela vai ser retirada do Congresso, mas a Reforma Administrativa andou e andou muito. Vamos precisar reverter o processo de desmonte ocorrido no período 2016-2022, quando tivemos aumento de terceirização e de privatização, congelamento de cargos e funções gratificadas, congelamento salarial, início do processo de privatização do RPPS e tantos outros ataques que sofremos. E, para se ter uma ideia, sobre o Legislativo, desde o fim da monarquia, nunca foi pior o que saiu das urnas, em 2022. É o pior Congresso que a gente já teve. Vendo aqui em linhas gerais a composição das chamadas bancadas, o que temos é o seguinte: a bancada empresarial tem 170 deputados e 32 senadores; a bancada ruralista tem 57 deputados e 24 senadores; a evangélica tem 73 deputados e 12 senadores; a sindical tem 35 deputados. Mulheres, temos apenas 86 deputadas em maio a 513 parlamentares. É muito pouco. E, como organização sindical, temos que estar na luta junto ao Ministério do Trabalho discutindo a organização sindical do setor público e o financiamento para as entidades sindicais do setor público, também. Enfim, é muita coisa pra fazer em pouco tempo. Temos que estar atentos e atuantes para conseguir reverter o que já perdemos e o que prejudica a classe trabalhadora de um modo geral”, alertou Vladimir.

Para acompanhar o debate “Os desafios da organização sindical do setor público, no governo Lula”, na íntegra, acesse a página do Sisejufe no Youtube e assista. Clique AQUI.

O que rolou no sábado, dia 04/03:

Ao longo de todo o sábado, 04/03, aconteceu, também na Casa do Alto, a continuação da reunião do  Planejamento Estratégico 2023. Ainda pela manhã, a presidenta Eunice, os diretores Lucena Pacheco e Valter Nogueira, e também a assessora política Vera Miranda fizeram uma explanação sobre o cenário atual, projeções futuras e uma breve análise de conjuntura.

Em seguida, teve início a fala de cada uma das diretorias do Sisejufe apresentando a previsão de investimentos e o estudo orçamentário para 2023. (Em breve, disponibilizaremos, também, uma matéria com as informações gerais apresentadas por cada departamento, na reunião).

👊🏽Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias