Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Pesquisa aponta que 62% dos brasileiros não conhecem reformas que tramitam no Congresso, como a administrativa e PEC Emergencial

Resultado reforça necessidade de mostrar à população que mudanças, se aprovadas, vão precarizar os serviços públicos

Fachada do Congresso Nacional. Brasilia, 26-10-2018Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Um levantamento nacional que acaba de ser divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas mostra que mais da metade da população brasileira diz não ter conhecimento sobre as principais reformas propostas pelo governo e que aguardam votação no Congresso.

São 61,7% os que dizem não estar informados sobre textos como a reforma administrativa, a tributária, a PEC Emergencial e o plano de privatizações do governo. Só 33,3% disseram ter conhecimento sobre as propostas. Outros 5% não souberam responder. 

Quem menos conhece as reformas:

  • Mulheres (66,2%);
  • Pessoas de 25 a 34 anos (62,5%);
  • Os que estudaram só até o ensino fundamental (70,6%);
  • Moradores do Nordeste (66,9%)

Quem mais conhece as reformas:

  • Homens (38,1%);
  • Pessoas de 35 a 44 anos (35,9%);
  • Os que têm ensino superior (45,7%);
  • Moradores do Norte e do Centro-Oeste (36,3%);

O resultado da pesquisa reforça o que já vem sendo sinalizado pelo Sisejufe e outras entidades sindicais: é preciso intensificar a atuação conjunta e as campanhas para explicar à população que a reforma administrativa e as privatizações trarão efeitos danosos porque vão precarizar os serviços públicos, prejudicando os próprios cidadãos.

“Temos trabalhado com esse foco, de fazer chegar essas mensagens à população. O Movimento a Serviço do Brasil, grupo que une 30 entidades na defesa dos interesses do funcionalismo, tem sido fundamental nessa missão, conseguindo, inclusive, pautas positivas na grande mídia, evitando a distorção dos fatos. As entidades, no entanto, não podem fazer esse trabalho sozinhas. É fundamental que os servidores participem da luta e das mobilizações virtuais, que são as estratégias possíveis neste momento de pandemia. Só assim vamos ter condições de barrar todo o pacote de maldades que tramita no Congresso Nacional”, destaca a diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe, Lucena Pacheco.

Mais sobre a pesquisa

Os dados foram coletados de 22 a 26 de janeiro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram consideradas 880 entrevistas com moradores de 208 municípios brasileiros, nos 26 Estados e no Distrito Federal. A margem de erro é estimada em 3,5 pontos percentuais e o grau de confiança do estudo é de 95%. Leia NESTE LINK a íntegra da pesquisa.

Fonte: Poder 360

Foto: Sérgio Lima

Últimas Notícias