Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Núcleo Sindical da Marcha Mundial das Mulheres convida servidoras para discutir o tema Amor e Cuidados

Atividade marca primeira semana do projeto Escuta Mulher

O Núcleo Sindical da Marcha Mundial das Mulheres do Sisejufe promove a Semana do Amor e Cuidados de 10 a 14 de agosto. O ponto alto será um encontro pela plataforma Zoom, tratando desse tema na terça-feira (11/8), às 10h, aberto a todas as mulheres da categoria.  As convidadas serão Aniele Xavier, psicóloga JFRJ, e Maria Antonia Damásio, psicóloga com atuação em saúde mental, com mediação da coordenadora do Núcleo Sindical da MMM, Anny Figueiredo. As inscrições para participar são pelo email credenciamento@sisejufe.org.br até o dia anterior (10/8).

As convidadas abrem a reunião falando da psicologia do amor e do cuidado, aspectos da vida que estão muito evidentes em tempos de isolamento social e pandemia. A divisão social do trabalho faz com que as mulheres estejam sobrecarregadas, pois além de dar conta da vida profissional, recaem sobre elas o cuidado redobrado com os filhos que estão estudando remotamente, além da dedicação extra com familiares doentes, o que vêm causando muito sofrimento.

Com a conversa, o Núcleo quer desconstruir essa ideia de que a mulher é a única responsável pelo amor e pelo cuidado, quando estes devem ser responsabilidade não só da família e da comunidade, mas também do estado, e discutir qual o preço dessa sobrecarga. O objetivo do Encontro é buscar e compartilhar saídas conjuntas e destacar a importância do autocuidado.

ESCUTA MULHER!

A coordenadora do Núcleo explica que este é o primeiro encontro do Escuta Mulher. O projeto vai trazer mensalmente um tema para a reflexão coletiva e ocupar as redes sociais do sindicato. “É preciso que as mulheres se reconheçam. Ao enxergarem que uma dor individual é, na verdade, comum a todas, ela ganha um novo significado e novas saídas”, afirma. Anny esclarece ainda que neste momento as reuniões serão virtuais, em função do isolamento social.   

Últimas Notícias