Nota de repúdio à atitude do vereador Gabriel Monteiro no Instituto Philippe Pinel

Vereador filma sem autorização servidores e pacientes nas enfermarias, em atitude de total desrespeito ao sofrimento do outro.

A Direção do Sisejufe repudia veementemente a atitude do vereador do PSD Gabriel Monteiro que, sob pretexto de inspecionar as atividades do Instituto Municipal Philippe Pinel, na zona sul do Rio de Janeiro, invadiu o local, na última quarta-feira (06/10), portando uma pistola por baixo da roupa e acompanhado de homens vestidos com roupas pretas e camufladas.

De acordo com nota divulgada pela direção do IMPP, o vereador constrangeu os servidores gravando suas imagens e postando em redes sociais. A comitiva do vereador percorreu também as enfermarias, filmando os pacientes portadores de transtornos mentais e em crise, sem a menor consideração e ética frente ao sofrimento do outro.

A ofensiva do vereador acontece em uma unidade de referência no tratamento da saúde mental, curiosamente às vésperas do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, o que torna o episódio ainda mais emblemático. No auge da pandemia, o vereador também esteve em unidades exclusivas para o tratamento de covid-19, forçando sua entrada, sem usar equipamentos de proteção e provocando aglomerações, acessando áreas destinadas aos pacientes que enfrentavam a doença.

A ideia parece ser desqualificar a todo custo os profissionais de saúde, bem como os servidores públicos de um modo geral, em um momento no qual a sociedade mais precisa deles, de forma coletiva.  Não bastam as mais 600 mil mortes decorrentes do desprezo pela vida. Parece ser preciso atacar frontalmente justamente aqueles que cuidam de nós, os sobreviventes do genocídio, de nossa saúde física e, também, mental.

Reiteramos nosso repúdio à atitude do vereador, assim como qualquer tentativa de intimidação ou uso de violência de qualquer espécie contra servidores públicos no exercício de suas funções.

Diretoria do Sisejufe