Está no ar o site Não à PEC 32!, que disponibiliza um mapeamento completo da intenção de voto dos deputados federais e senadores na Proposta de Emenda Constitucional 32/2020 (Reforma Administrativa). Na página de abertura, o portal informa que “a PEC 32 se apoia em informações falsas, dados inconsistentes, estudos a que ninguém pode ter acesso, velhos preconceitos e uma forte carga ideológica para aprovar uma agenda que dá carta branca para políticos dominarem completamente a máquina estatal.”
Há ainda um manifesto, que destaca que a Reforma Administrativa proposta pelo governo Bolsonaro não é o que parece ser. “Se fosse, por que o governo insistiria em carimbar como sigilosos os estudos que a fundamentam? Antes de se posicionar, informe-se”, ressalta um trecho.
A seguir, o texto aponta que a PEC 32 ataca os pilares que, desde a Constituição de 1988, têm sido decisivos para elevar a qualidade dos serviços públicos no país. “A PEC 32 inviabiliza o aperfeiçoamento técnico e profissional da administração pública, na medida em que concentra poderes descomunais nos agentes políticos, abrindo margem para o loteamento ideológico de cargos públicos”.
Mapa do voto
O site disponibiliza um mapa com o posicionamento de cada parlamentar em relação ao projeto que pretende desmontar a administração pública e entregá-la aos “predadores” políticos. É possível selecionar os votos a favor, contra e os indecisos. Ou fazer a busca por estado. A lista dos deputados e senadores inclui dados de email, telefones de contato e endereços nas redes sociais.
Um gráfico mostra a temperatura da Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados e no Senado. Os dados apontam que quase 40% dos deputados estão com voto indefinido. No Senado, esse índice chega a 60%.
Como participar
Envie uma mensagem aos parlamentares indecisos e aos que apoiam o “presente de grego” chamado PEC 32 e solicite que eles reconsiderem essa posição. O link de acesso é: https://naoapec32.com.br/como-votam-deputados/