Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Na luta pela Derrubada do Veto, Sisejufe traça as ações para o próximo período

A plenária Nacional da Fenajufe deliberou que as entidades construíssem um calendário de ações para a reta final da luta pela derrubada do veto 26, já que é preciso manter a pressão no Congresso Nacional sem, no entanto, cruzar a linha de intimidação que pode nos fazer perder votos. Neste sentido, além da manutenção do contato com os parlamentares que já nos apoiam declaradamente, é preciso investir nos parlamentares indecisos e que serão fundamentais para consolidar a maioria necessária para a derrubada do veto.

Pressão na base parlamentar para conquistar os indecisos é tarefa prioritária no Rio de Janeiro

Os servidores do judiciário no Rio de Janeiro vão centrar fogo em 7 parlamentares indecisos do Estado. A força tarefa coordenará os trabalhos de agendamento de reuniões, junto com Sisejufe, com esses parlamentares. Recomendamos que os servidores enviem mensagens solicitando apoio por e-mail, Facebook e twitter. Uma atenção especial aos parlamentares do PR que embora tenham posição favorável a derrubada do veto, enfrentam forte pressão do partido para votar pela manutenção. O deputado Alessandro Molon (REDE) está aguardando posicionamento do partido. Os demais parlamentares são: Francisco Floriano (PR), Marcos Soares (PR), Paulo Feijó (PR), Dr. João (PR), José Augusto Nalin (PMDB-RJ) que é suplente do Min. Celso Pansera e Laura Carneiro (PMDB/RJ), suplente do Sérgio Zveiter, secretário municipal no RJ.

Caravana da Vitória partirá dia 16 rumo à derrubada do Veto

Na expectativa da análise do Veto 26 ocorrer na sessão do dia 17/11 no Congresso, a direção do Sisejufe já abriu inscrições para a nova Caravana da Vitória, que sairá do Rio no dia 16 para lutar pela derrubada do veto dentro e fora do Congresso Nacional, retornando no dia 18 de novembro. As inscrições podem ser feitas enviando e-mail com o pedido de inclusão na caravana e os dados de contato (e-mail e telefone) para o contato@sisejufe.org.br .

Ação no Congresso para manter e ampliar o apoio parlamentar

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro uma delegação do “Exercito do Terno”, como são carinhosamente chamados os servidores que atuam dentro do Congresso Nacional construindo e consolidando a rede de apoio parlamentar à luta pela recomposição salarial da categoria, estará novamente visitando os gabinetes e comissões do senado federal e da câmara dos deputados, checando a manutenção dos apoios e buscando ganhar os votos dos indecisos e reverter votos contrários. A luta árdua mantém aquecida a chama pela derrubada do veto e prepara o terreno para a semana seguinte, quando a sessão conjunta ocorrerá.

 Mais visibilidade para fortalecer a luta

Outdoors

O Sisejufe está levantando custos para colocar outdoors na entrada dos aeroportos Galeão e Santos Dumont, para lembrar aos parlamentares da nossa luta e do compromisso com a categoria. Sendo viável, providenciaremos a instalação para inicio da próxima semana.

Recepção no Aeroporto

A comissão de recepção aos parlamentares nos aeroportos Santos Dumont e Galeão será organizada para os dias 16 e 17, de acordo com os horários e locais de embarque dos parlamentares para Brasília. A força tarefa terá a missão de levantar esses dados para organizarmos as atividades nos aeroportos envolvendo os servidores que não estiverem nas atividades de Brasília.

Tuitaço pela derrubada do Veto 26

No dia 16/11, às 20 horas, chamamos a categoria para, mais uma vez, colocar a hastag #PLC28derrubaOVeto nas mídias sociais, rumo ao primeiro lugar no top trends dos assuntos mais tuitados, pressionando os parlamentares, STF, mídia e demais instituições envolvidas no processo da luta pela recomposição salarial.

Doação de gêneros alimentícios

A comissão de mobilização organizará uma campanha de arrecadação de gêneros alimentícios, nos locais de trabalho para doação em instituição escolhida pela categoria, na capital e nos municípios do interior. A ideia é marcar a luta da categoria com um dia de luta pela dignidade daqueles que estão em condições de vulnerabilidade social ou dependem das instituições sociais para viver.

A realização de um dia de doação coletiva de sangue em prol da luta pela categoria não foi possível pois o HEMORIO, para recepcionar doação de sangue através de suas unidades móveis, necessita fazer agendamento prévio em prazo superior a 60 dias.

Memorial da Luta pela recomposição Salarial

No inicio do mês de Dezembro circulará a revista Ideias especial com o Memorial da Luta pela Recomposição Salarial da categoria. A revista retratará a luta da categoria nas ruas, no parlamento, no STF e em todos os espaços onde esta luta foi travada, desde o seu início com o envio do projeto para o Congresso em 2014. A trajetória da greve histórica da categoria será contada nessa revista especial que fecha a comemoração dos 25 do Sisejufe, e também trará as informações sobre a atuação dos parlamentares dentro do processo da tramitação do projeto até à derrubada do Veto 26.

O projeto do memorial contará também com os áudios e entrevistas realizados ao longo da greve e das atividades no Rio e em Brasília, como parte de um projeto mais amplo que é o de Memória do Sisejufe. A direção analisou também a proposta do projeto cultural e definiu por não trabalhar com a proposta por razões estatutárias (art.6º do Estatuto), de caráter orçamentário, visto que todas as ações do Sisejufe que envolvem custo são previamente aprovadas em assembleia estatutária anual e não podemos empenhar compromissos orçamentários por fora do planejamento estratégico orçamentário anual, bem como comprometer orçamento da próxima gestão já que o projeto tem período de execução em 4 anos. Nesse sentido, entendemos que o projeto de Memória do Sisejufe, cumprirá esse papel inclusive para as ações nos anos 2016 e 2017, quando esta gestão se encerra.

No projeto de memória teremos exposição comemorativa, repositório de informações, material fotográfico, áudio e vídeo, disponíveis para a categoria e para a sociedade em geral. Acreditamos que a categoria que produziu um movimento histórico, fez jus às lutas do passado e ainda nos surpreenderá com tantas outras provas de disposição para arrancar conquistas e garantir direitos no futuro muito próximo.

Últimas Notícias