O Sisejufe vai realizar, em conjunto com a Funpresp Jud e a participação de sindicatos parceiros, uma live para esclarecer a categoria sobre os Perfis de Investimentos da Funpresp-Jud.
A conversa contará com a participação do presidente da Funprespjud, Amarildo Vieira e do gerente de investimentos, Rodrigo Almeida. Pelo Sisejufe, estarão presentes a presidente do sindicato, Lucena Pacheco, e o diretor João Victor Albuquerque, que é também membro suplente do Conselho Deliberativo da Funpresp Jud.
Participam como convidados representantes dos sindicatos: Sindiquinze, Sindjufe/MS, Sintrajurn, Sinjuspar, Sinjutra, SitraAM/RR, Sintrajusc, Sinsjustra RO/AC, Sintrajuf/PE e Sindjuf-PA/AP.
Saiba mais sobre o tema:
Funpresp-Jud implementa Perfis de Investimentos
A Funpresp-Jud está iniciando a implementação dos Perfis de Investimentos, para oferecer um investimento ainda mais personalizado para os participantes do seu plano de previdência complementar. Horizonte 2040, Horizonte 2050 e Horizonte Protegido serão os perfis.
Validação ou alteração de Perfil – O participante Funpresp-Jud tem até o dia 30 de maio para validar ou alterar o Perfil de Investimento no Portal do Participante. A vigência será a partir de 1/7/2025. Em caso de omissão, o participante será mantido no Perfil Indicado. Apenas quem já está recebendo renda da Fundação não poderá solicitar alteração, permanecendo obrigatoriamente no perfil Horizonte Protegido. Anualmente, no mês de novembro, será possível solicitar a alteração de perfil, no Portal do Participante.
Modelo Ciclo de Vida – O modelo adotado pela Fundação para os perfis é o Ciclo de Vida, baseado no conceito de Fundos Data-Alvo. Ele utiliza a data provável de aposentadoria dos participantes para estruturar as carteiras de investimentos. Quanto mais distante da aposentadoria, maior será a participação de investimentos de longo prazo e maior a diversificação dos investimentos. Quanto mais perto, maior será a participação de investimentos com maturação no curto prazo e menor a diversificação, até que, no limite, o participante esteja exposto apenas a títulos públicos de prazo mais curto – até 5 anos (Horizonte Protegido).
Essa transição entre ativos será feita de maneira gradual. O objetivo será maximizar a rentabilidade, de acordo com o nível de risco mais adequado para o participante a partir do seu horizonte de investimento (data provável de aposentadoria), e oferecer uma carteira de investimentos com mais estabilidade quando se aproximar do período de utilização da renda oferecida pela Funpresp-Jud.
Para consultar os segmentos de aplicação autorizados para cada perfil, além dos limites e restrições, acesse a Política de Investimentos 2025-2029.
Conheça os Perfis – O perfil Horizonte 2040 é indicado para o participante que tem previsão de aposentadoria entre o dia 1/1/2031 e o dia 31/12/2046. Todos os anos será preciso considerar como prazo inicial o primeiro dia do sexto ano subsequente ao ano atual.
O perfil Horizonte 2050 é indicado para o participante que tem previsão de aposentadoria a partir do dia 1/1/2047.
Esses dois perfis terão gestão ativa, podendo também utilizar instrumentos passivos nos investimentos, e buscarão retornos reais positivos, ou seja, acima da inflação. Eles são divulgados anualmente pela Fundação, na Política de Investimentos e no Plano Gerencial de Investimentos.
O perfil Horizonte Protegido é obrigatório para quem já estiver recebendo renda da Fundação, chamado de Assistido; e indicado para o participante com previsão de aposentadoria até o dia 31/12/2030. Todos os anos será preciso considerar como prazo final o encerramento do quinto ano subsequente ao ano atual.
Esse perfil, que será composto na sua totalidade por títulos públicos federais com prazo máximo de 5 anos (atrelados ao CDI e ao IMA-B5), terá gestão passiva. Ele também irá buscar retornos reais, porém inferiores aos demais perfis, cujos horizontes de investimento são mais longos.
Com informações da Funpresp Jud