Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Líderes partidários pedem urgência na tramitação do PL 1.328 na Câmara

Fenajufe e entidades sindicais cobram aprovação rápida de projeto que suspende, por 120 dias, pagamentos de empréstimos consignados de servidores

Líderes partidários pedem urgência na tramitação do PL 1.328 na Câmara, SISEJUFE

Diante da pressão de entidades representativas de servidores públicos, entre elas o Sisejufe e a Fenajufe, vários líderes de partidos na Câmara dos Deputados apresentaram requerimento de urgência para a tramitação do PL 1.328/20. A proposta trata da suspensão, por 120 dias, dos pagamentos de empréstimos consignados em remunerações, salários, proventos, pensões e benefícios previdenciários de servidores públicos, ativos e inativos, empregados públicos e privados, bem como de pensionistas.

O PL 1.328 foi aprovado pelo Senado em 22 de junho e enviado à Câmara, mas amarga espera há mais de 40 dias. A pressão dos servidores fez as lideranças partidárias se mexerem. Até então, a proposição não andava e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), insistia em não pautar a matéria, mesmo com a insistência de algumas lideranças da Casa.

Em conjunto com os sindicatos da base, entre eles o Sisejufe, a federação vem cobrando insistentemente a tramitação e a aprovação do projeto, num momento muito delicado que é a pandemia do coronavírus. Foram encaminhados ofícios a Maia e a parlamentares autores de várias das propostas sobre os consignados, tramitando na Câmara.

A Fenajufe solicitou reuniões com lideranças e vice-lideranças, pautando o tema. Assim foi com Alessandro Molon (PSB/RJ), Erika Kokay (PT/DF) e Enio Verri (PT/PR). Também em reuniões com coletivos, como a Frente do Serviço Público, por diversas vezes o tema foi pautado pela federação e os sindicatos, sempre destacando a necessidade de pressão sobre o parlamento para aprovação da proposta.

Na terça-feira (4/8), mesmo dia em que foi lido no plenário, parte das lideranças apresentou requerimento de urgência (aqui) para o 1.328/20, assinado pelos deputados Mauro Nazif – PSB/RO (autor), Alessandro Molon (PSB/RJ), Arthur Lira (PP/AL), Carlos Sampaio (PSDB/SP), Enio Verri (PT/PR), Erika Kokay (PT/DF), Fernanda Melchionna (PSOL/RS), Perpétua Almeida (PCdoB/AC), Reginaldo Lopes (PT/MG) e Wolney Queiroz (PDT/PE).

 Com informações da Imprensa Fenajufe e Câmara dos Deputados 

Últimas Notícias