Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Deu Na Imprensa: Lewandowski diz que governo ainda não fechou acordo para votar PLC 28

Ministro afirma que manterá empenho para garantir recursos orçamentários. Categoria deve intensificar mobilizações nos próximos dias

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, informou em conversa rápida no início da noite de terça-feira (26/05) com dirigentes da Fenajufe e do Sindjus-DF, que continua em permanente diálogo com representantes da equipe econômica do governo, na tentativa de finalizar um acordo com os recursos necessários à implementação do reajuste salarial da categoria. A conversa aconteceu durante a cerimônia de posse do novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Fonseca.

O presidente do STF afirmou, no entanto, que embora mantenha o seu empenho para avançar nas negociações em relação ao PLC 28/2015, até o momento o governo não apresentou nenhuma proposta concreta de acordo que garanta a implementação do reajuste. Ele confirmou o que havia dito no dia 25 a dirigentes da categoria, durante ato em São Paulo, no Fórum Trabalhista da Barra Funda.

“Estamos lutando com todas as armas possíveis e vocês têm de lutar também”, disse o ministro na ocasião, atribuindo aos servidores a tarefa de pressionar para impedir que o reajuste salarial da categoria seja vetado pela presidenta Dilma Rousseff (PT).

Durante a cerimônia no STJ, Lewandowski também conversou sobre o projeto de revisão salarial da categoria com os presidentes do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL); e do STJ, ministro Ruy Falcão. Segundo informou aos dirigentes da Fenajufe, o ministro enfatizou o esforço da cúpula do Judiciário Federal para aprovar o PLC 28/2015, mas a partir de um acordo orçamentário com o Palácio do Planalto. Ele informou, ainda, que o diretor-geral do STF, Amarildo Viana, tem mantido contato constante com o Executivo e que ainda ontem ele se reuniria com representantes da equipe econômica do governo.

Adilson Rodrigues, da Fenajufe, considera que, apesar do esforço relatado pelo ministro Lewandowski, o STF precisa ser mais firme para garantir sua autonomia em relação ao Executivo. “Um congelamento de nove anos e um projeto tramitando desde 2009 (PL 6.613/2009), nos mostram que é necessária maior imposição do STF, porque passou da hora de o Judiciário se mover de forma autônoma e independente para negociar com o governo nos mesmos moldes que fez com as demandas dos juízes”, pontuou Adilson, que também reafirma a necessidade de intensificar as mobilizações nos próximos dias, rumo a uma greve nacional e forte de toda a categoria. Na conversa, o coordenador-geral da Fenajufe reiterou o pedido de reunião formal com o STF.

 

 

Fonte: Imprensa Fenajufe

Últimas Notícias