Por meio de brincadeiras, podemos refletir sobre como reagimos aos desafios do cotidiano e de que forma podemos melhorar nossa qualidade de vida. Na reunião do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) do mês de setembro, os participantes puderam vivenciar essa experiência na oficina Jogos de Conexão, que trouxe exercícios de consciência corporal, danças circulares e expressão.
Depois dos jogos, a fisioterapeuta e coach Helen Faria convidou os aposentados a refletir sobre como se sentiram durante as atividades. “O sentimento de coleguismo, quando chamado, se manifesta. Geralmente, só atendemos a quem tem os mesmos interesses e expectativas que nós. Estava tolhido mas, sem programar, esse sentimento naturalmente aflorou”, descreveu Elcio de Souza. A diretora aposentada do Sisejufe Jovelina Alves fez considerações sobre como reage frente às regras, mas ressaltou sua confiança no grupo para resolver os desafios propostos.
Para a fisioterapeuta, os jogos trazem o presente para o corpo, mostram como as pessoas são generosas e como erro, tão condenado em ambientes competitivos, faz parte do processo. “Somos muito mais colaborativos e acolhedores do que pensamos”, ressaltou. Helen pediu ainda, que cada um questionasse o que pode fazer diariamente para se sentir melhor.
Antes dos jogos, a diretora do DAP, Neli Rosa, convidou a aposentada Célia Barros para ler um texto de seu novo livro: Folhas Soltas (enfim reunidas).
A assessora jurídica do Sisejufe Aracéli Rodrigues também participou da reunião do DAP dessa terça-feira (26/9), atualizando os presentes sobre as ações que o sindicato está promovendo em benefício de seus aposentados e pensionistas.
Clique aqui e confira o álbum de fotos