Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Campanha solidária: Sisejufe entrega mais de 3 mil garrafas de água para população de rua com apoio da SJRJ e do TRF2

As doações ainda podem ser feitas até esta quinta-feira (30/4) por meio de depósito bancário


O isolamento social não foi obstáculo que impedisse a mobilização de servidores e magistrados da SJRJ e do TRF2 para ajudar quem mais precisa. Na sexta-feira (24/4), foram entregues mais de três mil garrafas de água mineral para pessoas em situação de rua. A compra foi viabilizada graças à campanha “Fica em casa e apoie quem não tem casa”, uma iniciativa do Sisejufe em parceria com a Pastoral do Povo da Rua, ligada à Arquidiocese do Rio de Janeiro, e contou com grande adesão da Justiça Federal. As doações ainda podem ser feitas até esta quinta-feira (30/4) por meio de depósito bancário (veja o número da conta no final da matéria).

A coordenadora do Departamento Sisejufe Solidário, Eunice Barbosa, informa que, durante a campanha, só na Justiça Federal, foram arrecadados R$ 3.765,31. Com o dinheiro, foram compradas 3.012 garrafas de água mineral de 1,5 l, distribuídas para cerca de mil pessoas. A escolha das instituições levou em conta a quantidade de pessoas atendidas e a escassez de água mineral em seus estoques.

Receberam os itens a Associação de Comunidades de Vida Mariana (São Cristóvão); Paróquia Cristo Rei (Vaz Lobo); Paróquia Nossa Senhora da Glória (Largo do Machado); Capela Santo Antônio (Campo Grande); Voluntários da Leopoldina (região da Leopoldina/RJ). Além de acolher a população de rua oferecendo refeições, algumas promovendo café da manhã, almoço e jantar, parte dessas associações também distribui roupas, calçados, oferece banho ou higienização pessoal.

A escolha por comprar água potável não foi à toa. Eunice Barbosa explica que água própria para consumo é um dos itens que a população de rua tem mais carência. “Eles utilizam água para beber e também para higienizar os dentes, quando possível. No momento, é um dos itens com maior necessidade. É mais fácil uma família tirar de sua despensa um quilo de arroz, feijão, farinha ou açúcar, e doar, do que água ou alimentos in natura”, afirma.  

A coordenadora diz, ainda, que o Sindicato vai continuar promovendo ações de solidariedade destinadas à parte da população que estiver em maior vulnerabilidade durante a pandemia de coronavírus. “Já temos outras ações e mobilizações em curso, como a campanha para colocação de pias para higienização das mãos de pessoas em situação de rua e trabalhadores. Na sexta-feira, dia 17/04, foram instaladas 100 unidades pela cidade, especialmente na região do Centro e em Copacabana. As pias foram patrocinadas pelo jogador Marcelo, da Seleção Brasileira de Futebol, após experiência piloto patrocinada pelo Sisejufe, na avenida Presidente Vargas, em frente à nossa sede”, conta.

Como você pode ajudar? As doações serão aceitas através de depósito bancário. Com o valor, serão adquiridos água, materiais de higiene pessoal, embalagens e alimentos in natura.

Anote os dados

Banco Bradesco

Agência 0814-1

Conta corrente 74186-8

CNPJ 34.267.971/0001-14

Favorecido: Caritas/Vicariato para Caridade Social

Com informações da Justiça Federal

Últimas Notícias