Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Governo sinaliza com 5% apenas e STF apresenta remanejamentos necessários para implementar a recomposição salarial

Depois de cinco meses de pressão e greve de algumas categorias, o governo anunciou um reajuste salarial linear para o conjunto do funcionalismo de 5% a neste ano de 2022, a partir de julho. Em resposta à Casa Civil, o Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou um ofício ao ministro Ciro Nogueira manifestando o interesse pelo índice, muito embora a reivindicação mínima do conjunto de servidoras e servidores seja de 19,9% para repor a inflação dos três primeiros anos do governo Bolsonaro. No documento, não há indicação se o reajuste seria aplicado ao vencimento ou a Gratificação por Atividade Jurídica (GAJ).

No ofício, o presidente do Supremo, Luiz Fux, apresenta um panorama geral do impacto da revisão das remunerações e subsídios dos Poder Judiciário da União. Para os aposentados, aposentadas e pensionistas, os recursos para pagamento do reajuste ficarão a cargo do Poder Executivo.

Pelo cálculo do STF, o impacto do reajuste de 5% no orçamento do Judiciário Federal seria de pouco mais de R$ 827 milhões. Para viabilizar a aplicação do índice, seria necessário um remanejamento de despesas e a implementação

Manuella Soares, para o Sisejufe.

Últimas Notícias