Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Governo anuncia estudo sobre auxílio-nutrição para servidores aposentados

Sisejufe foi o primeiro sindicato a trazer essa proposta para discussão na XXIII Plenária da Federação e, depois, no Congrejufe; pauta é prioritária para o sindicato.

O governo federal vai discutir com sindicatos uma proposta de implementação do auxílio-nutrição para servidores federais aposentados. A ideia é que o benefício, pauta prioritária para a categoria, seja operado nos moldes do auxílio-alimentação pago a funcionários públicos da ativa.

A sugestão já havia sido levada ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) pela Fenajufe, em junho de 2025, durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente dos servidores públicos. Na ocasião, a coordenadora-geral da Fenajufe e diretora do Sisejufe, Soraia Marca, entregou um documento, pessoalmente, ao secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Pereira Cardoso Júnior, e ao secretário de Relações de Trabalho, Jose Lopez Feijóo. O estudo solicita a elaboração de proposta para regulamentar o auxílio-nutrição no serviço público, com o objetivo de garantir segurança alimentar a aposentados, aposentadas e pensionistas.

No documento, a Federação indica a alteração da Lei nº 8.112/1990 — que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, autarquias e fundações públicas federais — para incluir o “auxílio-nutrição” (ou nomenclatura equivalente), para garantir alimentos, medicamentos e itens de primeira necessidade aos servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é assegurar cuidados essenciais em uma fase da vida que exige atenção redobrada, conforme previsto na Constituição e no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), de responsabilidade do poder público.

À época, os secretários demonstraram sensibilidade à pauta e receptividade à criação do benefício. Leia o estudo AQUI.

E agora veio a notícia tão esperada: o Executivo se comprometeu a apresentar em março deste ano um estudo sobre a viabilidade da medida.

O tema deverá integrar a pauta da próxima reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente.

Além das conversas com o Executivo, a Federação, Sisejufe e sindicatos também já percorreram todos os órgãos do Judiciário Federal e do Ministério Público solicitando apoio à criação do benefício.

Luta desde 2023

Ainda na gestão anterior da Fenajufe, a nossa presidente Lucena Pacheco Martins, então coordenadora-geral da Federação, fez intensas articulações, levando a proposta ao STF e CNJ; no Executivo, ao MGI, Ministério da Previdência e na Casa Civil; o assunto foi tratado também no Legislativo, em reuniões com parlamentares e em audiência pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, que tratou da exclusão de aposentados e pensionistas da política de reposição salarial. Representando a Federação na mesa de debates, Lucena defendeu o auxílio é garantia de segurança alimentar, qualidade de vida e saúde para as servidoras e servidores aposentados. Na audiência, ela propôs que os parlamentares apresentassem essa proposta de projeto de lei não só o Judiciário, mas para todo o funcionalismo da união. (leia aqui)

Protagonismo do Sisejufe

A implementação do auxílio-nutrição é uma das pautas prioritárias do Sisejufe, que luta para que aposentadas, aposentados e pensionistas tenham remuneração digna e valorização. Foi o nosso sindicato quem apresentou pela primeira vez a proposta para a Fenajufe, na XXIII Plenária Nacional, em 2023. Posteriormente, a proposta foi incluída no caderno de resoluções do 12º Congrejufe, em 2025.

Relembre:

Sisejufe e Fenajufe se reúnem com Ministério da Previdência para tratar da PEC 6/2024 e auxílio-nutrição

Fenajufe entrega documento aos secretários do MGI solicitando a criação do auxílio-nutrição

No CJF, Fenajufe reitera pautas importantes, como auxílio-nutrição, em reunião com secretário-geral

Fenajufe e Sisejufe retornam ao Ministério da Previdência para tratar do desconto previdenciário e auxílio-nutrição

Fenajufe e Sisejufe se reúnem com secretário nacional dos direitos da pessoa idosa sobre a criação do auxílio-nutrição

Fenajufe reforça pleito por reajuste de auxílios e criação do auxílio-nutrição para aposentados

Auxílio-nutrição: após atuação da Fenajufe, Fonasefe solicita a inclusão do tema na mesa de negociação com o governo

Fenajufe e Sisejufe se reúnem com MGI em busca de apoio para o auxílio-nutrição

Fenajufe solicita ao STF e STJ que encaminhem projeto ao Legislativo para implementar auxílio-nutrição

Últimas Notícias