Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Governo aguarda eleições na Câmara e Senado para retomar negociação sobre PEC Emergencial e Reforma Administrativa

Cenário é de alerta para as entidades; luta em defesa do serviço público deve ser intensificada

Governo aguarda eleições na Câmara e Senado para retomar negociação sobre PEC Emergencial e Reforma Administrativa, SISEJUFE

A equipe econômica comandada por Paulo Guedes aguarda apenas o resultado das eleições para as presidências da Câmara e do Senado para retomar as negociações sobre a PEC Emergencial (186/19) e Reforma Administrativa (PEC 32/20) – propostas que atingem diretamente os servidores públicos. A PEC do Pacto Federativo (188/19) e Reforma Tributária também estão no radar.

Na avaliação da equipe de Guedes, as mudanças devem melhorar a articulação política entre o governo e Congresso.

Candidato à presidência da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) afirmou que já definiu a ordem prioritária das votações caso seja eleito: PEC Emergencial e, em seguida, Reforma Administrativa ainda no primeiro semestre. O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), também candidato à presidência da Câmara, defendeu a continuidade da agenda de reformas.

Vale lembrar que o relator da PEC Emergencial, senador Márcio Bittar (MDB-AC), havia disponibilizado em dezembro do ano passado um novo texto da proposta que teria desagradado o ímpeto ultraliberal de Paulo Guedes por estar mais “desidratado”, mas que ainda pesava a mão sobre os servidores. Depois do desentendimento com Guedes, Bittar decidiu adiar o parecer para este ano.

A PEC 32/2020 da mesma forma visa o desmonte do Estado e do serviço público de qualidade para a sociedade. A proposta, entre outros pontos, vai permitir a criação de vínculos sem a regra geral do concurso, aumentando a indicação para cargos comissionados. Além disso acaba com a estabilidade para novos servidores e propõe o fim do Regime Jurídico Único (RJU).

Audiência com líderes partidários

A Fenajufe protocolou no dia 14 de dezembro, em caráter de urgência, ofícios a todos os líderes partidários da Câmara dos Deputados e Senado Federal para tratar da PEC Emergencial e Reforma Administrativa. As audiências devem ser marcadas após o recesso parlamentar.

Com informações da Fenajufe / Foto: Agência Senado

Últimas Notícias