Sindicalistas e movimentos sociais marcaram presença na primeira reunião do ano da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, nesta terça feira (4/02), no Congresso Nacional. O Sisejufe foi representado pelo presidente da entidade, Valter Nogueira Alves. A Frente retomou as discussões de enfrentamento aos ataques do governo quanto aos servidores, ao serviço público e à sociedade de um modo geral.
As entidades presentes reafirmaram a urgência de desconstruir a narrativa do governo diante da população de que o servidor público é o grande vilão.
Serão traçadas novas estratégias de luta. Uma delas é uma campanha de mídia para esclarecer a sociedade, de forma direta, os efeitos nocivos que a Reforma Administrativa pode trazer, como o sucateamento dos serviços públicos. Fazer chegar ao cidadão o entendimento de que a reforma vai acabar com direitos de acesso à Justiça e a serviços como saúde, educação e segurança pública. O Sisejufe aderiu à campanha, que contará com amplo material de divulgação voltado às mídias sociais.
Ato político e debates
No encontro, foi reafirmado o chamamento para o Ato em Defesa do Serviço Público, que acontecerá no dia 12 de fevereiro, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O evento contará, pela manhã, com ação política. Participarão dezenas entidades sindicais e parlamentares contrários ao desmonte do Estado e pela proteção da soberania nacional. Na parte da tarde, painéis discutirão mitos e verdades sobre o funcionalismo público, ajuste fiscal e privatizações. Ao fim da programação, haverá deliberação de encaminhamentos sobre atuação conjunta no Congresso Nacional e mobilização para construção dos protestos de 8 de março (Dia Internacional de Luta das Mulheres) e 18 de março (Greve Geral).
Na ocasião, também será distribuído um manifesto assinado pelas entidades que compõem a Frente Parlamentar, ao mesmo tempo em que um vídeo em defesa do Serviço Público começará a ser veiculado nas redes sociais. Também será distribuída uma nota técnica com estudo sobre o funcionalismo público no Brasil.
Solidariedade
A reunião da Frente debateu, ainda, o apoio à greve dos petroleiros e aos servidores do Dataprev e da Casa da Moeda. Também foi destacada a importância de fortalecer o 18 de março (#18M), data em que o funcionalismo público federal vai parar em todo país durante a Greve Geral em Defesa dos Direitos e dos Serviços Públicos. A reunião contou com a participação de representantes da Fenajufe, Fasubra, Condsef, Asfoc, MOSAP – Sindjus-DF e Sitraemg – MG.
Calendário:
12/2 Ato em Defesa do Serviço Público – Auditório Nereu Ramos – de 9h às 17h
8/3 Dia Internacional de Luta das Mulheres
18/3 Dia Nacional de Greve no Serviço Público