O Fórum de entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais está organizando um Seminário para tratar da Campanha Salarial unificada dos Servidores Públicos Federais de 2015. O Seminário será realizado em Brasília e serão três dias de debates, 14, 15 e 16 de novembro. Os coordenadores da Fenajufe, Cledo Vieira e Eugênia Lacerda, participaram de mais uma reunião de organização do seminário, realizada nesta terça-feira (07/10), no Andes.
O seminário deve abordar a conjuntura política e econômica no Brasil e sua vinculação com as medidas governamentais para os serviços e servidores públicos, considerando o cenário de um novo governo após a realização das eleições de 2014.
O debate se desenvolverá no sentido de auxiliar a organização da Campanha Salarial Unificada de 2015, tendo como eixo orientador a Reposição Salarial Linear, ou seja, a definição de um índice unitário de recomposição salarial. Também serão incluídas nos debates a revisão geral anual dos salários no serviço público previsto na Constituição Federal, a negociação coletiva, a auditoria da dívida pública, a PEC 555 e a data base. O Seminário vai procurar mesclar intervenções políticas com técnicas que foquem nos pontos que foram gargalos nos últimos anos para tocar a campanha salarial unificada.
Para Eugênia Lacerda, o sucesso da campanha salarial de 2015 depende do planejamento e do debate antecipado entre as entidades de servidores públicos federais e a realização desse seminário será um importante momento para isso.
A Fenajufe convida os sindicatos de base a participarem desse importante Seminário.
Veja a programação abaixo:
Dia 14 de novembro (sexta-feira)
17h – Abertura e fala breve das entidades nacionais.
18h – Debate sobre Conjuntura com apresentação do tema pelas Centrais Sindicais: CSP-CONLUTAS, CTB e CUT.
20h – Coquetel e encerramento.
Dia 15 de novembro (sábado)
09h – Grupos de Trabalho para discussão do tema conjuntura com enfoque sobre o papel do Estado, os serviços e os servidores públicos, perspectivas com o próximo governo e possíveis planos de ajustes que atinjam o setor em cenário de profunda crise econômica.
12h30min – Intervalo para almoço.
14h –Campanha Salarial (apresentação técnica do DIEESE, ILAESE e DIAP).
15h – Grupos de Trabalho sobre o tema Campanha Salarial.
18h30min – Reunião dos relatores para sistematização dos Grupos de Trabalho.
20h – Encerramento.
Dia 16 de novembro (domingo)
9h – Apresentação do relatório de sistematização e debate em plenário.
12h – Intervalo para almoço e reunião das entidades nacionais.
14h – Leitura das propostas e aclamação pelo plenário.
15h – Encerramento.
(Fonte: Fenajufe)