Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Fórum de Carreira: reunião do subgrupo1 avança nas discussões sobre Polícia Judicial

Entidades vão encaminhar as propostas sobre o tema para análise prévia do Conselheiro do CNJ, Mário Guerreiro; próxima reunião será dia 10/08

Fórum de Carreira: reunião do subgrupo1 avança nas discussões sobre Polícia Judicial, SISEJUFE

O Subgrupo do grupo 1 do Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU voltou a se reunir, nesta terça-feira (20/7), para discutir a regulamentação da Polícia Judicial.

Pela Fenajufe, participaram os coordenadores Lucena Pacheco e José Aristéia Pereira. Além dos dirigentes, a assessora política do Sisejufe e especialista em Carreira Pública Vera Miranda e a coordenadora de Gestão de Pessoas do Superior Tribunal Militar (STM), Mônica Magalhães Moreira também participaram. 

O coordenador do grupo informou que foram entregues três propostas de regulamentação  da Polícia Judicial. Ele enfatizou que há pontos convergentes e outros que precisam ser esmiuçados e, nesse sentido, o grupo encaminhou que serão convidados representantes das entidades proponentes e da Administração para maior detalhamento das propostas.

O subgrupo também deliberou sobre convidar o diretor do Comitê de Segurança Institucional do CNJ, conselheiro Mário Guerreiro, para as discussões do subgrupo da Polícia Judicial.

A coordenadora Lucena Pacheco ressaltou a necessidade de contar com a expertise do conselheiro e reconheceu que “sua análise apoiada na institucionalidade será de grande valia” para a construção da regulamentação da proposta.

O coordenador José Aristéia lembrou a relevância na elaboração e condução dos trabalhos realizados por Guerreiro e reafirmou a importância de sua participação na formulação da legislação sobre o tema. Aristéia defende que a Federação não deve apresentar uma proposta rebaixada e sim uma apresentação mais robusta, em formato de lei. Para ele,  é preciso “depurar, de todas as demandas, as que são mais importantes para o momento.”

A assessora da Fenajufe, Vera Miranda, reforçou o encaminhamento prévio das propostas para o conselheiro Mário Guerreiro, no sentido de obter dele uma análise com “olhar institucional e da viabilidade parlamentar”. Foi sugerido pela profissional a possibilidade de separar as questões mais sensíveis no trâmite legislativo em portarias conjuntas. 

Dra. Mônica Magalhães, solicitou que os documentos com as propostas das entidades sejam, de fato, enviados para que ela também possa trazer um olhar institucional. Segundo informou, ela tem ouvido servidores e a instituição sobre o tema para, só então, construir um posicionamento.

A próxima reunião do  subgrupo  está marcada para o dia 10 de agosto.

Próximos passos

  • Convidar para a reunião o conselheiro Mário Guerreiro para ser ouvido sobre a viabilidade das propostas já apresentadas;
  • Apresentação das propostas de duas entidades  proponentes na 3° reunião;
  • 4° reunião –  Apresentação da terceira proposta e receber como convidado um representante da Administração com expertise em segurança institucional para explanar sobre o tema;
  • Incluir todos os documentos com propostas e sugestões no Google drive, com as justificativas para compartilhamento entre os membros do subgrupo;
  • Discutir como ficarão as proposições de alteração que serão encaminhadas para o subgrupo de AQ quanto às questões de adicional e programa de capacitação.

Com informações da Fenajufe

Últimas Notícias