A Casa do Alto – recém entregue à categoria para ser um espaço de convivência e acolhimento aos nossos sindicalizados e sindicalizadas -, foi o local escolhido para a tradicional festa de fim de ano do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) do Sisejufe, que aconteceu nesta terça-feira, dia 29 de novembro.
Mais de 50 pessoas participaram da festa e passaram uma agradável tarde entre amigos conversando, se reencontrando e celebrando o encerramento do ano organizado pelo DAP.
O grupo foi saudado pela presidenta do Sisejufe, Eunice Barbosa, e pela coordenadora do DAP, Neli Rosa.
“Em nome de toda a nossa diretoria, quero agradecer imensamente por vocês estarem aqui, hoje, mas quero agradecer especialmente por todo o legado que vocês têm deixado na nossa entidade sindical. Um legado de trabalho árduo, de luta, de exemplo de engajamento e de compromisso com a defesa dos direitos da categoria. Vocês são para nós a ancestralidade: na vida, porque chegaram primeiro, e na luta, porque pavimentaram a caminhada até aqui”, disse Eunice.
Em seguida, Neli comentou: “Eu amo o DAP e amo cada um de vocês do DAP. Essa confraternização foi organizada com muito, muito carinho e amor para vocês. Obrigada a todos por terem vindo. Queria agradecer também à Patrícia Klein, por ser meu braço direito no DAP; obrigada à Marisa (Crisóstemo), que cuida da Casa do Alto como se fosse dela; e obrigada ao Anderson (Paixão), que também é um parceiro de todas as horas para a gente do DAP. A festa está linda. Aproveitem bastante e tenham a certeza de que cada detalhe foi pensado para que vocês tenham uma tarde linda e especial”, disse Neli.
De fato, os convidados tinham essa percepção: a festa foi pensada pra eles com muito amor. O grupo era unânime em dizer o quanto o DAP faz com que todos se sintam especiais e ouvidos em suas demandas. Sobre a festa, também só elogios: “Esse lugar é maravilhoso! Que festa linda. Bom estar entre amigos. A Neli é uma pessoa muito querida e sempre mostra muita afeição a todos do grupo. Faz a gente se sentir como uma família. Além disso, por ser sempre atuante, nos encoraja a também participar e estar atendo às nossas causas”, comentou o aposentado Roosevelt Aroeira, que elogiou todo o espaço e gostou mais ainda da imponente mesa de sinuca que fica em uma das salas da casa. Foi lá que ele passou grande parte da festa, jogando com amigos.
A aposentada Vera Lúcia Vasconcellos também gostou muito. Ela foi à festa com o marido, Sr. Gilson Jorge Freitas Vasconcellos, de 64 anos, e com o filho, Felipe da Silva Vasconcellos, de 34 anos. Os três também estavam encantados com a casa e com todo o clima vivenciado na confraternização do DAP. “Ficar afastada por conta da pandemia foi muito difícil e doloroso para todos mundo. Por isso, cada momento de reencontro, agora, tem um sabor ainda mais especial. O DAP para mim é sinônimo de cuidado com o aposentado, carinho e muito respeito. A Neli é uma pessoa excepcional e amorosa com todos. Temos um sentido de família aqui no DAP que faz toda a diferença”, disse Vera, emocionada.
Sr Gilson, o esposo de Vera, também comentou: “Sempre sou surpreendido positivamente quando estou nos eventos e confraternizações do DAP. Uma coisa que me chama a atenção é isso: a gente percebe que esse sindicato sabe gerir suas contas e aplicá-la em melhorias para todos. E especialmente o DAP ele sabe também valorizar o ser humano. Isso, muita empresa privada não sabe: reconhecer que seu maior capital é a sua gente. O DAP sabe. O Sisejufe sabe. E isso é muito bonito de se ver.”
Orlandino dos Santos, idealizador do projeto CIPA nas escolas, apoiado pelo Sisejufe, prestigiou a confraternização e disse que o DAP é um parceiro de todas as horas. Marcus Costa, o professor de Informática do DAP, foi à festa na companhia da esposa, Meri Santiago, que é filha do aposentado Francisco Souza, conselheiro do sindicato. O casal passeou pela área externa da casa, tirou muitas fotos e se maravilhou com tudo o que viu. “A casa é linda. Os vitrais, o chão antigo, as plantas. Tudo muito especial. O Sisejufe está de parabéns por essa bela aquisição”, disse Meri. Já Marcus comentou os anos de parceria com os aposentados, seus alunos no curso de Informática do DAP: “Eu ensino Informática a eles, mas sou eu que aprendo e muito com cada um deles. São todos muito queridos e sim, a gente que é mais jovem também aprende muito com os mais velhos, né? Tomara que um dia a sociedade pense mais assim, também”.
As atividades do DAP serão retomadas em fevereiro de 2023, em data a ser divulgada. Lembrando que os encontros mensais acontecem sempre na última terça-feira de cada mês.
Veja os melhores momentos da confraternização: