Em seu último dia, o 8º Congrejufe, pelo voto secreto de seus delegados, escolheu os novos diretores executivos e o Conselho Fiscal da entidade para gestão no triênio 2013 – 2016.
Segundo o Regimento Eleitoral da Fenajufe, a distribuição dos cargos à Diretoria se dá a partir da chamada “proporcionalidade qualificada”, permitindo que todas as chapas tenham membros na direção. No Congresso quatro chapas inscreveram-se para a eleição. São elas: Chapa 1 – Juntos Somos Fortes; Chapa 2 – Luta Fenajufe; Chapa 3 – Mais Fenajufe; e Chapa 4 – Por Uma Nova Fenajufe. Apenas as chapas 1, 2 e 3, após a votação, tiveram direito à um coordenador-geral.
Como houve um empate entre as chapas 1 e 2, para a ocupação da 17ª vaga da Direção Executiva, e tanto o Estatuto quanto o Regimento da federação não previam nenhum critério de desempate, a Comissão Eleitoral encaminhou a decisão acerca do que fazer ao plenário. Foi, assim, aprovada uma mudança estatutária, com o devido quorum exigido, que acrescentou, provisoriamente, para a nova gestão, mais um novo membro à Direção, o 18º.
Diretor do Sisejufe será um dos coordenadores da Fenajufe
Trata-se de Roberto Ponciano, um dos diretores de Imprensa do Sisejufe, que concorreu pela Chapa 3 – Mais Fenajufe, obtendo 80 dos 475 votos úteis.
O novo dirigente da categoria no plano nacional, que saiu derrotado no processo de desfiliação da Fenajufe da Central Única dos Trabalhadores (CUT), respondendo quando perguntado acerca do enfrentamento com as adversidades diante da correlação de forças resultante da eleição, afirma que “nós, sem que tenhamos feito nenhuma aliança, ficamos com a metade, ou seja, a maioria da Direção da federação e, além disso, temos dois dos três coordenadores-gerais. Assim, efetivamente, a política da federação nos próximos três anos, será uma política tocada pela maioria cutista”.
Os novos coordenadores-gerais da Fenajufe são Ramiro López (RS), Adilson Rodrigues (SP) e Mara Weber (RS). Veja os nomes da nova diretoria, por chapa, e do Conselho Fiscal.
Chapa 1 – JUNTOS SOMOS FORTES (159 votos)
Titulares
Ramiro Moreno López (RS)
Cledo Vieira (DF)
Jaqueline Albuquerque (PE)
Edmilton Gomes de Oliveira (DF)
Joaquim Castrillon (SP-Campinas)
Carlos Humberto Rodrigues (MG)
Suplentes
Jean Loiola (DF)
Antônio Batista de Souza (RO)
Chapa 2 – LUTA FENAJUFE (159 votos)
Titulares
Adilson Rodrigues Santos (SP)
Pedro Aparecido de Souza (MT)
Saulo Arcangeli (MA)
Tarcísio Ferreira (SP)
Cleber Borges de Aguiar (SP)
Maria Madalena Nunes (PI)
Suplentes
Inês de Castro (SP)
Paulo Rios (MA)
Chapa 3 – MAIS FENAJUFE (80 votos)
Titulares
Mara Rejane Weber (RS)
Roberto Ponciano (RJ)
Luis Cláudio Santos (RR/AM)
Suplente
Iracema Pompermayer (ES)
Chapa 4 – POR UMA NOVA FENAJUFE (77 votos)
Titulares
Alexandre Magnus (MG)
João Batista (GO)
Maria Eugênia (DF)
Suplente
João Evangelista (SP/Campinas)
CONSELHO FISCAL
Titulares
Miguel Ângelo Rangel Silva (RS)
José Ailton Pinto de Mesquita Filho (MS)
José de Ribamar França (PA)
Suplentes
Hélio Canguçu de Souza (MG)
José Aristéia Pereira (SP/Campinas)
Elôngio Moreira dos Santos Júnior (AM)