Os coordenadores da Fenajufe Fernando Freitas e Roberto Policarpo se reuniram na tarde desta quarta-feira (23/9) com a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Maria Cristiana Ziouva. Ela é a coordenadora representante do Fórum Permanente de Gestão e Carreira do Judiciário.
Na reunião os coordenadores agradeceram o pronto atendimento da conselheira em receber a Federação. Maria Cristiana Ziouva prometeu dar andamento na instalação da comissão imediatamente. Até a próxima semana, a conselheira se reunirá com o diretor Geral do CNJ, Johaness Eck, para tratar dos encaminhamentos necessários para efetivar a comissão.
Os coordenadores destacaram a realização da Reunião Ampliada da Fenajufe no dia 10 de outubro e da importância da instalação do Fórum até essa data. A conselheira prometeu trabalhar nesse sentido, para instalar a comissão o mais rápido possível.
Fernando Freitas e Policarpo destacaram a importância da comissão para discutir os pleitos antigos da categoria como a alteração no nível de escolaridade para o cargo de técnico judiciário (NS). A mudança é mais que devida diante da modernização da Administração Pública. Outro ponto a ser definido é a questão dos auxiliares.
A conselheira prometeu ajudar para que os pontos principais da Federação sejam avaliados como prioridade pela comissão. A Fenajufe informou que a pleito do NS já foi entregue para a comissão anterior e que existe ampla discussão sobre o tema em todos os tribunais. A mudança no requisito para ingresso no cargo de técnico é de grande relevância e vai de encontro aos anseios da categoria.
O Fórum Permanente de Gestão e Carreira é reivindicação antiga dos servidores e servidoras do PJU. Com sua instalação os servidores dos vários segmentos do Judiciário poderão discutir, debater e decidir pela primeira vez, o que é melhor para o conjunto de toda a categoria
Criado ainda no mês de julho por meio da Portaria 119/2020, assinada pelo ministro Dias Tofolli, o Fórum Permanente será um espaço de discussões para tratar as demandas dos servidores e servidoras além de discutir, permanentemente, os problemas atuais do PJU e MPU. Além da representante do CNJ, a comissão do Fórum terá representantes do STF, STJ, TST, TSE, STM, e TJDFT e seis representantes da Fenajufe. O formato de distribuição para os membros da Federação garante a representatividade de cada região do país
Acesse AQUI a portaria.
Fonte: Joana Darc Melo, da Imprensa Fenajufe