Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Fenajufe participa de debate sobre Negociação Coletiva, Direito de Greve e Lançamento da Campanha Salarial 2013

O Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais promoveu seminário, que lotou o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, na terça-feira (19/02), onde reuniu trabalhadores do serviço público federal, estadual e municipal para discutir Negociação Coletiva, Direito de Greve e Lançamento da Campanha Salarial 2013.  Saulo Arcangeli, coordenador da Fenajuje, que participou do evento, considera  que hoje  são vários os  projetos em tramitação no Congresso Nacional, envolvendo estes temas, mas que  são propostas que, segundo ele,  não  atendem  os reais interesses dos trabalhadores. “São propostas que limitam, restringem e até anulam o direito de greve”, afirma.

Pedro Pita, assessor jurídico nacional da Fenajufe, que também participou do seminário, avalia que houve um avanço significativo na unificação de posições a respeito do tema da negociação coletiva no serviço público. Segundo Pita, atualmente o grau de divergência nas posições é muito menor do que há quatro anos. Outro ponto destacado por Pita  é o risco de o Congresso Nacional regulamentar tão somente o direito de greve em detrimento à negociação coletiva, sendo fundamental o acompanhamento por parte do movimento sindical para que isto não ocorra.

Além da Fenajufe, também participaram do Seminário sobre Negociação Coletiva e Direito de Greve, outras entidades do funcionalismo de nível nacional, como Andes-SN, Condsef, Fasubra, Fenasps, dentre outras. Foram apresentados, ainda, painéis pelo Dieese, Diap, AGU e centrais sindicais. Também estavam presentes os coordenadores da Fenajufe Gérner Matos, Pedro Aparecido, Hebe-Del Kader e Antônio Melquíades.

Ato Político em frente ao Planejamento

Dando prosseguimento às atividades, na quarta-feira (20/02), Ato Político ocorreu  em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a participação das entidades que compõem o Fórum Nacional do Servidores. Pela Fenajufe, fez o uso da palavra Saulo Arcangeli que destacou as bandeiras a ser enfrentadas pelos trabalhadores em 2013.  Ao final do Ato, foi protocolado um documento reivindicando uma audiência com a ministra Miriam Belchior para tratar da pauta do funcionalismo público federal.

Fonte: Ricardo Araújo da Imprensa Fenajufe

Últimas Notícias