Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Fenajufe participa de Coalizão em defesa do sistema eleitoral e entrega carta à presidência do Senado

Rodrigo Pacheco garante que no dia 1 de janeiro dará posse ao próximo presidente da República eleito pelas urnas eletrônicas.

Na tarde dessa terça-feira (3), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG) recebeu uma carta em defesa da democracia e do atual sistema eleitoral brasileiro assinada por mais de 50 entidades representativas da sociedade civil organizada, entre elas a Fenajufe. O documento repudia as críticas e suspeitas sem provas do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, às urnas eletrônicas e à Justiça Eleitoral.

Os representantes da Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral cobram de Pacheco uma reação do Congresso Nacional às ameaças e às falas golpistas do presidente que defende o retrocesso ao voto impresso.

A coordenadora da Fenajufe e diretora do Sisejufe, Fernanda Lauria, foi uma das representantes da coalizão no encontro com Rodrigo Pacheco. Segundo a dirigente, Rodrigo Pacheco garantiu que no dia 1º de janeiro estará em plenário para empossar o presidente da República eleito pela Urna Eletrônica.

A coordenadora-geral da Fenajufe e também diretora do Sisejufe Fernanda Lauria foi uma das cinco representações da Coalização a falar com o Senador Rodrigo Pacheco.

Bolsonaro mente sobre urnas eletrônicas

Desde que ganhou as eleições Bolsonaro faz críticas às urnas eletrônicas alegando, sem provas, que teria vencido no primeiro turno. O presidente já afirmou várias vezes que as urnas não seriam auditáveis, quando, na verdade, são. Além de ser confiável, o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais eficientes, modernos e transparentes do mundo.

Fernanda Lauria também falou na reunião sobre as preocupações discutidas no Encontro Nacional da Justiça Eleitoral (ENEJE) sobre a segurança dos servidores e servidoras da JE. E ressaltou que os poderes Judiciário e Legislativo precisam promover ações para garantir a segurança dos servidores.

“Não aceitamos a condição de reféns de chantagens e ameaças de ruptura institucional, após pouco mais de três décadas em que a normalidade democrática foi restabelecida em nosso país, com o custo de muitas vidas, sofrimentos, privações e lutas. Nessa medida, manifestamos ao Poder Legislativo, na pessoa de Vossa Excelência, nosso repúdio aos ataques que as instituições da justiça eleitoral vêm sofrendo de forma reiterada e sistemática”, afirma o documento dirigido ao presidente do Senado. Os signatários reivindicam que a carta seja lida nos plenários das duas casas legislativas

A reunião aconteceu na Presidência do Senado e contou também com a participação do senador Humberto Costa (PT-PE).

A carta entregue pela Coalizão é assinada por mais de 50 entidades, entre as quais o Grupo Prerrogativas; Advogados e Advogadas Públicos para a Democracia (APD); Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); Associação Juízes para a Democracia (Ajurd) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), além da Fenajufe.

Mais de 700 subscrevem manifesto popular em defesa do Estado democrático

Também circula entre a sociedade a carta “Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito Sempre” já conta com mais 700 mil adesões. O manifesto popular, que também é dirigido a Rodrigo Pacheco, será lançado no próximo dia 11, na Faculdade de Direito da USP, na capital paulista.

O documento conta com apoio de empresários, artistas, jornalistas, personalidades da política, lideranças do movimento social, estudantes, acadêmicos e milhares de trabalhadoras e trabalhadores. Onze ex-ministros do STF também assinaram a carta que está disponível online nos sites da Faculdade de Direito da USP, da Associação de Juízes Federais e da Associação do Ministério Público.

Manuella Soares, jornalista, especial para o Sisejufe.
Fotos: Pedro Gontijo/Senado Federal

Últimas Notícias