Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Fenajufe orienta mobilização para o dia 26 de Maio

Ato foi convocado pelas Centrais Sindicais e Pelo Fonasefe; ações acontecem em Brasília e em algumas capitais

Fenajufe orienta mobilização para o dia 26 de Maio, SISEJUFE

Na próxima quarta-feira (26/5) a partir das 10h, o Congresso Nacional será palco de ato organizado em conjunto pelas Centrais Sindicais, Movimentos Populares, pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo e com o Movimento Sem Terra (MST).

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) orienta para que as entidades componentes participem das ações. Na terça-feira (25), haverá reunião para definir ações nas atividades em Brasília.

O Fonasefe tem realizado ações de combate à aprovação da PEC 32 e em defesa do Serviço Público diuturnamente e nesta manhã de segunda-feira (24/5), o Fórum espalhou outdoors em locais estratégicos pelas principais ruas de Brasília, com fotos dos parlamentares favoráveis a Reforma Administrativa no sentido de alertar a sociedade sobre o voto que vai destruir o funcionalismo.

O ato articulado pelas Centrais e movimentos sociais será principalmente contra a fome, e pelo retorno do auxílio emergencial no valor de R$600 reais. A proposta é chamar atenção para a grande parte da população que está vivendo situação dramática de miserabilidade acentuada com a pandemia de Covid-19.

Além de Brasília, as ações acontecerão também em outras 11 capitais. O lema da campanha é “Vacina no braço, comida no prato”. Após o ato, os dirigentes das organizações pretendem entregar a “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora”, uma Pauta de reivindicações aos presidentes da Câmara, deputado Arthur Lira( PP/AL) e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco ( DEM/MG)

A participação unificada das entidades do funcionalismo é de extrema importância. O momento é de priorizar a vida e também de exigir o aprofundamento nas investigações da CPI da Covid, buscando identificar e punir os responsáveis pelo agravamento da crise e pelo negacionismo político que favoreceu o alastramento das mortes e que ainda ameaça o país.

Dia 29 de maio

A Reunião Ampliada da Fenajufe, ocorrida no dia 15 de maio, aprovou ainda participação massiva no ato nacional programado para o dia 29 de maio em todo o país. No Rio de Janeiro, o ato está marcado para 10h, com concentração no Monumento Zumbi dos Palmares, no centro da capital. O mote é denunciar políticas genocidas do presidente Jair Bolsonaro, atos de milícia e corrupção do seu governo e a chacina de Jacarezinho, que resultou na morte de 28 pessoas na favela localizada na zona norte do Rio.

As mobilizações simultâneas serão também em defesa do serviço público, contra a PEC 32, e as privatizações das Estatais. Segundo os organizadores, Bolsonaro é o principal responsável pela extensão e agravamento da pandemia e pela explosão do desemprego e da fome no país.

A Fenajufe reforça a importância de engajamento dos sindicatos de base nas mobilizações e orienta participação ativa em conjunto com os Fóruns estaduais, movimentos sociais, sociedade civil, para rejeitar os projetos de reforma do governo e a gestão de Bolsonaro. A entidade ressalta que a construção das atividades e mobilizações deve obedecer e respeitar o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.

Com informações da Fenajufe

Últimas Notícias