Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Fenajufe convoca Ampliada virtual para 22 de agosto

Sindicatos têm até 19 de agosto para finalizar inscrições. Debate terá foco na ameaça à vida com o retorno ao trabalho presencial no Judiciário Federal e MPU

Debater ações de protesto e resistência a serem tomadas frente ao cenário de ameaça à vida com o retorno às atividades presenciais, como querem os tribunais, procuradorias e unidades do PJU e MPU. Com foco na urgência do tema e respondendo à preocupação dos servidores e servidoras em meio a pandemia da Covid-19, a Fenajufe convoca Reunião Ampliada a ser realizada em 22 de agosto, virtualmente.

A publicação da Resolução 322/20 em 1º de junho, conferindo autonomia às unidades do Judiciário Federal a retomarem o trabalho presencial  atendendo a critérios subjetivos de segurança sanitária em meio à Covid-19, causou pânico, revolta e um misto de decepção com a equivocada percepção do conselho de que a crise sanitária já estaria passando. Na mesma esteira, em 3 de agosto, foi Augusto Aras, Procurador-geral da República quem publicou portaria autorizando as atividades presencias. Nos dois casos, a Fenajufe atuou defendendo a manutenção do trabalho remoto como forma de garantir a segurança sanitária de servidores e servidoras.

Prontos a se mobilizarem, em todo país, tanto no Judiciário Federal quanto nos estaduais, começaram as deflagrações de greves sanitárias ou ambientais, como forma de resistência à insanidade de gestores com clara posição em defesa dos lucros e não da vida.

É nesse cenário, que promete discussões profundas e muita mobilização, que delegados e observadores irão se reunir pra discutir os rumos da resistência.

Como requisito impreterível para participação dos sindicatos filiados é a realização de assembleias para a escolha de delegados, a Fenajufe mais uma vez disponibilizará suporte tecnológico aos sindicatos que não tiverem condições de realizar os encontros virtuais.

O calendário aprovado pela Comissão Organizadora da Reunião Ampliada é o seguinte:

5/8 – Publicação da convocatória da Reunião Ampliada da Fenajufe.

6 a 18/8 – Convocação e realização das Assembleias Geral nos Estados para eleição de delegados, observadores e suplentes à reunião ampliada virtual da Fenajufe.

19/8 – Data limite para os sindicatos enviarem a documentação e inscrição dos participantes da reunião ampliada.

19/8 – Data limite para os sindicatos enviarem seus próprios informes e propostas prévias.

21/8 – Disponibilização do relatório com os informes dos sindicatos e propostas prévias, aos participantes da reunião ampliada.

22/8 – Reunião Ampliada Virtual da Fenajufe

Propostas prévias

Os sindicatos poderão apresentar propostas à Ampliada previamente. Para isso, devem enviá-las ao e-mail secpolitica@fenajufe.org.br até o dia 19/08/2020. Essas propostas serão sistematizadas e disponibilizadas aos participantes, juntamente com os informes dos sindicatos antes da reunião ampliada.

Já durante a reunião ampliada virtual, as propostas deverão ser apresentadas por mecanismo próprio da plataforma a ser disponibilizada, ainda que tenham sido anunciadas durante as intervenções.

A programação definida pela Comissão Organizadora da Ampliada ficou assim definida:

9h – Abertura

9h10 – Debate de Conjuntura

11h – Informes dos Sindicatos

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Informe da Fenajufe

14h10 – Plano de retorno presencial dos Tribunais e Procuradorias;

17h – Encaminhamentos

18h – Encerramento

A Comissão Organizadora da Reunião Ampliada de 28 de agosto é composta por Costa Neto (Coordenador Geral); Edson Borowski (Coordenador de Políticas Permanentes); Fernando Freitas (Coordenador de Administração e Finanças) e Leopoldo de Lima (Coordenador Jurídico e Parlamentar). A Convocatória pode ser acessada NESTE LINK.

Fonte: Luciano Beregeno, da Imprensa Fenajufe

Últimas Notícias