Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Federação participa do lançamento de Grupo de Trabalho de combate ao assédio moral e discriminações no serviço público

Evento reuniu autoridades ministeriais, entidades do funcionalismo e teve presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva

A Federação esteve presente no lançamento de Grupo de trabalho Interministerial (GTI) que irá discutir assédio moral, sexual e discriminação na administração pública federal. O evento ocorreu nesta manhã de quinta-feira, 27/07, e contou com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

Além da Fenajufe, várias outras entidades representativas do serviço público como Andes, Fasubra, Sinasefe, Condsef, Fenasps e Centrais sindicais, entre outras, também participaram da cerimônia.

Entre as autoridades que fizeram parte da mesa estavam as ministras Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Anielle Franco (Igualdade Racial do Brasil),  a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e os ministros Jorge Messias (Advogado-Geral da União) e Vinicius Carvalho (Controladoria-Geral da União).

O GT é compromisso de campanha do presidente Lula e foi instituído por meio do Decreto nº 11.534, assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicado no dia 22 de maio de 2023.

O objetivo é desenvolver orientações e diretrizes de saúde física e mental, prevenção do assédio e discriminação no serviço público, visando um ambiente de trabalho livre de tais práticas tão recorrentes nas administrações públicas de todo o país.

O grupo de trabalho terá em sua composição representantes de 10 ministérios que terão seis meses para trabalhar na elaboração de medidas que coíbam qualquer ação e/ou práticas que caracterizam as variadas formas de assédio como racismo, misoginia, homofobia, xenofobia, entre tantas outras que adoecem e até provocam a morte de trabalhadoras e trabalhadores do funcionalismo público.

O coordenador Paulo José, que participou do evento representando a Federação, afirmou que a iniciativa do governo é necessária e muito importante. Segundo o dirigente, “dentro dos tribunais o assédio acontece de várias formas e é muito difícil a formulação de denúncias”. Ele acredita que o GTI vai oportunizar as vítimas a “quebrar” o silêncio e denunciar.

O assédio é uma prática criminosa presente nas relações de trabalho que deve ser combatida. Por reconhecer essa incidência no mundo do trabalho, a Fenajufe tem discutido o tema em suas instâncias e orienta os sindicatos de base a fazerem o mesmo. No último congresso da categoria (11º Congrejufe), ocorrido em 2022, a Federação criou a Coordenação de Combate às Opressões com o intuito de, para além de debater e discutir a temática, promover ações que contribuam para um ambiente laboral saudável e que respeite servidoras e servidores.

A iniciativa oportunizou a organização e criação do Coletivo de Pretas e Pretos da Fenajufe e do Coletivo de Pessoas LGBT+, segmentos com indicadores maiores de assédio nos locais de trabalho.

O Grupo de Trabalho Interministerial terá as representações dos seguintes órgãos

Advocacia-Geral da União, da Controladoria-Geral da União, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Ministério da Igualdade Racial, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério das Mulheres, do Ministério da Saúde, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que o coordenará.

Homenagens a Marielle

Durante o lançamento, o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Carvalho, lembrou que, neste dia 27 de julho, a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2017, completaria 44 anos. Em sua fala, o ministro disse ser um ”ato simbólico” o grupo de trabalho estar sendo lançado no mesmo dia do aniversário da vereadora.

Marielle Franco foi vítima de violência política, racismo, misoginia e homofobia. Todas formas de assédio.

Alerta

Quem passar por situações que configurem assédio moral, ou presenciar situações do tipo deve denunciar ao sindicato da categoria, à justiça do trabalho ou ao Ministério Público do Trabalho.

Fonte: Fenajufe

 

Sisejufe participa do 4º Festival de Comunicação Sindical e Popular, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias