Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Falta de quórum adia para próxima quarta-feira votação do PLC na CCJ

Reflexos da sabatina e ausência do presidente relator contribuíram para ausência de senadores

Após intensa articulação nestes últimos dias conduzida pelo SindjusDF e Sisejufe, e com a garantia de maioria dos senadores da Comissão de que o PLC seria aprovado na reunião da CCJ desta quarta-feira (13/5), a falta de quórum impediu que o projeto avançasse esta semana.

Ainda antes do início da sessão, o presidente do Sisejufe Valter Nogueira Alves e o coordenador do SindjusDF Jailton Assis estiveram no gabinete do relator e presidente da CCJ José Maranhão e foram informados de que o senador passou mal e, pelo fato de ter saído muito tarde da sabatina do indicado a ministro José Edson Facchin, não compareceria à reunião da CCJ de hoje. Diante da notícia, os dirigentes continuaram trabalhando para que, mesmo com a ausência do relator, o projeto fosse aprovado na Comissão.

Valter Nogueira, presidente do Sisejufe, participa com líderes sindicais de reunião com senador Delcídio Amaral

Valter Nogueira, presidente do Sisejufe, participa com líderes sindicais de reunião com senador Delcídio Amaral

Os dirigentes Valter e Jailton procuraram o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) para se informar acerca do acordo que seria proposto na reunião de hoje e para pedir que o parlamentar assumisse a relatoria a doc do projeto para que ele fosse aprovado mesmo com a ausência do relator José Maranhão. Delcídio aceitou a proposta para que se cumprisse o que foi combinado na semana passada no pedido de vista conjunta, para viabilizar a aprovação na sessão de hoje.

 

 

Delcídio do Amaral já iniciou negociações com o governo e o Supremo Tribunal Federal. O senador relatou que, durante esses dias, conversou com o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski e o informou que o projeto seria aprovado na CCJ de hoje, mas que haveria necessidade de pelo menos 15 dias para fechar um acordo com o governo e levar o projeto direto ao plenário. O senador Delcídio informou ainda ao presidente do STF que já tinha feito essa proposta aos ministros Aloisio Mercadante e Nelson Barbosa e teve deles o aval para conduzir a negociação para aprovação do projeto.

O senador Delcídio informou que, para conduzir essa negociação, fará um requerimento ao plenário do Senado para levar o PLC 28 para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde ele é o presidente e avocará a relatoria. O parlamentar disse que se comprometeu com o presidente do STF em no máximo 15 dias apresentar um substitutivo com acordo, inclusive ouvindo os sindicatos e a Federação, aprovar o projeto na CAE para que este siga para o plenário do Senado a fim de ser aprovado. E informou que essa proposta teve o aval do presidente do STF e que também se comprometeria com a categoria dando a sua palavra que estaria fazendo essa proposta para resolver o impasse e aprovar o projeto.

Apenas 11 parlamentares compareceram à CCJ

Servidores chegaram cedo para acompanhar a sessão na CCJ, que acabou adiada por falta de qúórum

Servidores chegaram cedo para acompanhar a sessão na CCJ, que acabou adiada por falta de qúórum

Os servidores já estavam presentes na Comissão desde 8h30 da manhã. Mas apenas 11 parlamentares compareceram para registrar presença, o que não garantiu o quórum mínimo de 14 para o início dos trabalhos. Diante disso, passados 30 minutos do horário previsto para início da sessão, o vice-presidente da CCJ, José Pimentel (PT-CE), seguindo regimento interno, cancelou a sessão agendada. Além do presidente Valter Nogueira Alves, estavam representando o Sisejufe as diretoras Adriana Tangerino, Eliana Pinto, Fernanda Lauria, Fernanda Picorelli, Lucena Martins, Lucilene Lima, Neli Rosa, Sonia Rezende e o representante de base Roberto Ponciano.

Senador Delcídio comparece à Comissão para dar satisfação à categoria     

Mesmo com o cancelamento da sessão na CCJ, o senador Delcídio compareceu à Comissão e conversou pessoalmente com os servidores presentes à sessão esclarecendo toda a articulação que vem fazendo nos últimos dias, tanto com o governo, como com o STF.

“É melhor a gente fazer um acordo que tenha condições de cumprir do que fazer um acordo que não vai ser aceito. Quero apresentar uma proposta que seja plausível para vocês, se não é a proposta original, é uma proposta plausível. Eu proponho aprovar o texto que está na CCJ, entrar com requerimento para levar para a CAE e assumo o compromisso de levar para vocês uma proposta que tenha condições de ser aprovada. Estou assumindo essa articulação toda, estou me apresentando, botando a cara para buscar uma saída para vocês, buscar uma proposta discutida com os sindicatos. Me comprometo a trabalhar uma solução com o STF, o Governo e os sindicatos”, disse o senador aos dirigentes sindicais.

Clique neste link  para ouvir a negociação com o senador Delcídio do Amaral na íntegra

 

Servidores do TRT-RJ manifestaram nesta quarta-feira (13/5) apoio à luta pela aprovação do reajuste salarial do Judiciário Federal

TRTRJ

 

Últimas Notícias