Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Deu na Imprensa: prévia do Orçamento prevê reajuste e reestruturação de carreiras para PF e PRF em 2023

Relator Marcos do Val apresentou parecer da LDO, referência do próximo ano. Bolsonaro havia prometido recomposição salarial em 2022, mas recuou e acenou com auxílio-alimentação

Deu na Imprensa: prévia do Orçamento prevê reajuste e reestruturação de carreiras para PF e PRF em 2023, SISEJUFE
Crédito da foto: Agência Brasil

Reportagem publicada nesta terça (28/6), no Jornal O Globo, mostra que o relatório final do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que determina as bases do orçamento de 2023, traz a previsão de reajustes e reestruturação de carreiras no próximo ano. O relator, senador Marcos do Val (Podemos-ES), apresentou parecer em que já autoriza a reestruturação e recomposição de salários para forças de segurança – Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes do Departamento Penitenciário (Depen) e polícias Civil e Militar e bombeiros do Distrito Federal.

O presidente Jair Bolsonaro havia prometido, ainda em 2021, reajuste salarial para as forças de segurança. Havia, inclusive, reservado espaço de R$ 1,7 bilhão no orçamento deste ano para isso. Mas enfrentou forte resistência de outras categorias, que inclusive entraram em greve pleiteando também aumentos salariais.

No último domingo, Bolsonaro disse que os reajustes para PF, PRF e Depen foram suspensos porque a greve de outras categorias, estratégicas, iriam “parar o Brasil”. Ele voltou a acenar com o reajuste do auxílio-alimentação e disse que o governo apresentaria uma proposta de reestruturação para as carreiras em 2023.

No parecer, o senador Marcos do Val justificou a previsão de reajuste e reestruturação para essas carreiras por considerar “a importância da segurança pública no contexto das funções típicas de Estado”.

O documento também autoriza provimento de cargos e funções relativos aos concursos vigentes dessas carreiras. Ou seja: se estiver dentro dos limites orçamentários, poderá haver convocações em 2023 considerando os concursos já realizados. O relator determinou que os quantitativos sejam discriminados por carreira, para ampliar a transparência sobre as contratações.

Por fim, o texto proíbe que haja reajuste de auxílio-alimentação ou refeição e da assistência pré-escolar em percentual superior à inflação acumulada desde a última revisão de cada um dos benefícios.

Fonte: O Globo

Últimas Notícias