Um encontro literário marcou a reunião do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) do mês do mês de agosto, realizado na terça-feira (28/8). A escritora Marlene Lima, servidora aposentada da Justiça do Trabalho, fez a leitura do conto Queijo do Sertão, uma história que, apesar de ser narrada por um jovem, mostra a resistência feminina fora do centro do país. “Só me reconheci nordestina quando vim, já adulta, morar no Rio de Janeiro”, confessou.
Já a servidora aposentada do Tribunal Regional Eleitoral Célia Barros fez uma ode à melhor idade. Na crônica, ela relatou a experiência da viagem de integrantes do DAP para o Encontro de Aposentados no Espírito Santo, que aconteceu no fim de semana anterior. “Nunca gargalhei tanto”, contou.
Em seguida, foram sorteados os quatro livros as escritoras: Homem Sem Agá e Por onde anda a gata?, de Marlene Lima, e Lavechia, um sapateiro contra a Ditadura e Folhas Soltas (enfim reunidas), de Célia Barros. Os agraciados foram Amaro Fautino, Eliana Nascife, Rosimar Medina e a própria Célia, que recebeu o livro da colega.
Viagens, eleições e ações judiciais
A diretora do DAP, Neli Rosa, anunciou a primeira viagem internacional do Departamento no ano que vem. A excursão para o Chile é aberta também para familiares. Sobre as viagens do DAP para eventos, informou que o critério é a participação nas reuniões mensais.
Neli também apresentou a campanha do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap) que incentiva o voto nas eleições de 2018. A diretora destacou que é fundamental conhecer bem os candidatos e escolher aqueles comprometidos com uma previdência digna e justa.
Antes do encontro literário, a assessora jurídica do Sisejufe Araceli Rodrigues falou sobre o andamento das ações do Sisejufe que beneficiam aposentados e pensionistas.