Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Curso de Filosofia do Sisejufe ser

Os alunos podem se inscrever e acessarão via internet as aulas gravadas em MP3 e os textos das aulas. Depois, os alunos inscritos no curso farão uma prova ou trabalho final para averiguar a aprendizagem e receber o diploma. A mensalidade para os sindicalizados que quiserem fazer o curso na modalidade de ensino à distância será uma cota única de $20 reais com direito à certificação (dependente de aprovação no trabalho prova final). As Inscrições para o curso podem ser feitas pelo e-mail: formacao@sisejuferj.org.br
O pagamento será feito através de depósito identificado na conta do SISEJUFE. O sindicato com esta iniciativa demonstra que é possível vencer as distâncias e levar aos servidores do interior do estado a formação. Que os tribunais sigam o exemplo do sindicato. Para maiores informações, clique no título.

A Filosofia Política na Contemporaneidade
Curso de extensão 24h, para o Sisejufe. Serão oito encontros de 3h, sendo dois por módulo.

Professores:
Dr. Edson Peixoto de Resende Filho, Coordenador do Mestrado em Filosofia da UGF.
Dr. Paulo Domenech Oneto, Professor do Mestrado em Filosofia da UGF.
Dr. Norman Madarasz, Professor do Mestrado em Filosofia da UGF.

Aula de abertura: 19 de maio
Prof. Norman Madarasz

Resumo
A filosofia política, apesar da sua longa tradição autônoma e da delimitação do seu próprio campo de reflexão e de atuação, não se desenvolveu sem percorrer as turbulências que afetaram a filosofia enquanto tal. No século vinte, a filosofia foi marcada por uma grande ruptura entre as tradições ditas “analíticas” e “continentais”. Muito embora o que essas tradições colocavam em oposição e às vezes em conflito, hoje, pareça ter sido superado, nesta abertura das aulas de filosofia política, analisaremos a distribuição de conceitos provocada pela separação dessas duas tradições.
Abordaremos os seguintes temas: o que designa o nome “filosofia política” ? O que explica a tensão entre ética e política? Como é concebido o lugar da verdade na política ? Daí, passaremos a mostrar as variações na análise do poder e dos regimes da sua institucionalização. Na discussão sobre Estado, sociedade e comunidade, abordemos algumas considerações sobre as formas de governança, e particularmente sobre a democracia e seus limites no modelo de sociedade aberta orientada pela tecnologia e o consumismo. Finalmente, com o surgimento do discurso sobre os direitos humanos enquanto legitimação do direito de ingerência e o multiculturalismo como alternativa ao republicanismo, passaremos em revista algumas das novas reflexões sobre cidadania, contratualismo, igualdade e exclusão.
No segundo momento desta aula introdutória do curso de extensão, apresentaremos as grandes linhas do pensamento político francês e alemão a partir da Segunda Guerra Mundial.

Últimas Notícias