Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Curso de Extensão Universitária “O Saber na Idade Média” lota auditório do Sisejufe

Curso de Extensão Universitária “O Saber na Idade Média” lota auditório do Sisejufe, SISEJUFE

Tais Faccioli

Teve início no dia 03 de setembro o curso “O saber na Idade Média: espaços de produção e formas de transmissão”, realizado através da parceria do Sisejufe com o Programa de Estudos Medievais (PEM), do Instituto de História (IH) da UFRJ. O primeiro módulo, ministrado pelo professor Rodrigo dos Santos Rainha, abordou A educação na transição da Antiguidade para a Idade Média. A segunda aula, que aconteceu na última quarta-feira (10/9), teve como tema os Cuidados com a saúde física: a Medicina nos séculos IV ao VII. O professor Bruno Uchoa Borgongino procurou desconstruir a ideia de que o início da Idade Média foi um período de pouca produção científica. Segundo ele, a Igreja católica não tentou impedir o avanço e o progresso da Medicina. O pesquisador revela que muitos membros do Clero, inclusive, escreveram sobre este tema.

“A Igreja na verdade se apropria de saberes que foram formulados lá no passado grego e romano e acomoda dentro de um discurso e de uma perspectiva cristã. O pensamento era articulado com as concepções cristãs de mundo e de vida humana”, explica Bruno Uchoa Borgongino.

Sindicalizados poderão participar das próximas aulas

Curso de Extensão Universitária “O Saber na Idade Média” lota auditório do Sisejufe, SISEJUFE

Alunos assistem módulo sobre Medicina no início da Idade Média

O Programa de Estudos Medievais (PEM), de caráter interdisciplinar, reúne pesquisadores cujos projetos se vinculam a temas da Idade Média. O curso, gratuito, é oferecido pelo Sisejufe em quatro módulos. E terá ainda mais duas aulas, sempre às quartas-feiras, de 19 às 21h. No dia 17 de setembro, a professora Cintia Jalles de Carvalho Araújo Costa falará sobre ‘O micro e o macro cosmos: a relação Homem/Céu no início da Idade Média’.

“Vou mostrar a relação do homem com o cosmos, o céu, o universo e com o sistema de marcação de tempo, de controle do tempo. Vai ser uma pequena mostra sobre o período medieval. Mas é suficiente para ver que por trás de todos os períodos da História encontramos detalhes que têm ligação direta com o que vivemos nos dias de hoje. Muitas vezes, mudamos conceitos pré-estabelecidos quando temos acesso aos conhecimentos do passado”, afirma Cintia.

A última aula, no dia 24 de setembro, será ministrada pelo professor Thalles Braga Rezende Lins da Silva, que abordará o tema ‘A educação no fim da Idade Média: as universidades, uma criação da Idade das Trevas’. A estudante de História da UFRJ, Leoná Rodrigues da Silva, participou dos dois primeiros módulos. E diz que está descobrindo curiosidades sobre o período. “Fiquei surpresa ao saber que a Idade Média teve grande produção científica. Espero aprender ainda mais nas próximas aulas. O curso está valendo muito a pena”, conclui Leoná.

Os sindicalizados que tiverem interesse ainda podem se inscrever para participar dos próximos módulos através do email pem.ufrj@gmail.com

Informações:

Dia 17/09: O micro e o macro cosmos: a relação Homem/Céu no início da Idade Média, com a professora Cíntia Jalles de Carvalho Araújo Costa (MAST, PPGHC e PEM-UFRJ);

Dia 24/09: A educação no fim da Idade Média: as universidades, uma criação da Idade das Trevas, com o professor Thalles Braga Rezende Lins da Silva (SEE-RJ e PEM-UFRJ).

Horário: 19 às 21h

Local: sede do Sisejufe, na avenida Presidente Vargas, 509/11º andar, Centro do Rio.

Últimas Notícias