Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Coral do Sisejufe comemora nove anos com apresentação no Centro Cultural Justiça Federal

Depois dos anos de pandemia, celebrar a data de forma presencial teve um gostinho pra lá de especial

O Coral do Sisejufe completou 9 anos agora em maio. Para celebrar a data, aconteceu, na noite desta segunda-feira, 29/05, uma apresentação especial no Centro Cultural Justiça Federal. Depois dos anos de pandemia, celebrar a data de forma presencial teve, claro, um gostinho pra lá de especial para todos os integrantes.

A coordenadora do Departamento de Cultura, Helena Cruz, exaltou a importância do Coral para o bem-estar dos servidores: “Eu tenho muito orgulho de pertencer ao Sisejufe, a esse sindicato que se preocupa com a gente por inteiro. Normalmente, as pessoas acham que um sindicato tem que se preocupar só com a luta política, né? Sim, a questão salarial e a luta política são importantes, mas olhar para a integralidade do ser humano se preocupando em oferecer cultura, bem-estar, lazer. Isso também é importantíssimo. E a música nos traz só coisas boas. Além disso, o Coral favorece a interação, as trocas, as amizades. É muito especial, mesmo. Ainda mais agora, nesse aniversário que a gente está podendo voltar a celebrar de forma presencial, depois dos anos de pandemia. Hoje é só alegria, pessoal. Parabéns, Coral do Sisejufe. Parabéns a todos os integrantes desse projeto maravilhoso. Vida longa ao nosso Coral”.

Integrante do Coral desde o início, Cláudia Sotto, uma das coordenadoras do projeto, resumiu o sentimento que participar do Coral leva às pessoas: “Ah, leva alegria e muita leveza. A música agrega, emociona, encanta. Sem falar que o grupo se torna parceiro. Tenho amigos aqui de muitos anos. No Coral, a gente tem a oportunidade de estar com os colegas de trabalho numa outra relação. As pessoas se soltam mais, têm mais prazer, alegria, leveza e muita troca. A música preenche e encanta a gente. É muito bom”, afirma Cláudia.

Para Raquel Soares, o Coral é um grande momento de confraternização. “Ah, o Coral é um combo de alegria! Ele é união, amor, terapia, amizade. É tudo de bom. Fortalece e emociona a todos nós, individualmente. E, no coletivo, tem outro grande papel, que é levar, de maneira muito amorosa, o nome do sindicato a todos os servidores e servidoras e ao público de um modo geral. Afinal, quem não se encanta e se emociona com uma boa música, não é mesmo?”, diz Raquel, que também atua na coordenação do Coral.

Adiene Gomes Mendes entrou no Coral quando ele tinha um ano de existência. De lá pra cá, não saiu mais. Hoje, divide a coordenação do projeto junto com Cláudia e Raquel: “A gente enriquece nosso repertório musical e fortalece nossos laços de amizades. Eu acho incrível tudo o que o Coral nos proporciona”.

Ex-integrante do Coral, o servidor Gilberto Neves conta que entrou para o grupo logo no início. Na pandemia, com as aulas online, preferiu parar. Ainda não retornou, mas fez questão de prestigiar os 9 anos do Coral. “A pandemia foi difícil pra todo mundo, né? Ainda bem que passou. Ficar online pra mim era chato, não tinha o mesmo prazer dos encontros presenciais. Por isso, acabei parando. Quem sabe agora? Vamos ver”, disse ele.

Para a apresentação em homenagem aos 9 anos do Coral, o maestro Eduardo Feijó, regente do Coral do Sisejufe, escolheu, junto com o grupo, 4 músicas para o repertório (“O Amanhã”, “O Trem Azul”, “Andar com Fé” e “Voz do Morro”). Em seguida, receberam a participação do Coral do Barramares, que cantou com mais algumas músicas em conjunto com o Coral do Sisejufe.

 

Para o maestro, celebrar esses 9 anos de projeto é um momento especial para todos: “O objetivo principal do Coral é o lazer, o prazer, o extravasar de emoções. A música tem esse poder de mexer com as pessoas. Aliás, parabéns ao Sisejufe por se preocupar em proporcionar isso aos servidores. Parabéns por ter abraçado o Coral dessa maneira. Hoje, a gente conta nos dedos quem incentiva a Cultura em nosso país. Geralmente, o que a gente vê é que isso acontece quando é um projeto que gera muita grana. E quando não gera, fica em segundo plano. E pra vocês no Sisejufe isso sempre foi uma prioridade, que bom. Todos nós só temos a ganhar com esse olhar. É como diz a música dos Titãs: “você tem sede de quê? você tem fome de quê? A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.”

E, como merece toda festa de aniversário, teve música de parabéns e bolo, oferecido depois da apresentação.

O Coral do Sisejufe

Em maio de 2014, o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do Rio de Janeiro tomou a iniciativa de formar um coral. Destinado ao lazer, confraternização e melhoria da qualidade de vida dos participantes, a iniciativa do sindicato foi ganhando prestígio no circuito carioca de corais.

Regido pelo maestro Eduardo Feijó, formado em música na UniRio e em regência na Proarte, o Coral já participou de inúmeros eventos dentro e fora do Rio de Janeiro.

O Coral do Sisejufe é composto por servidores do Judiciário Federal e convidados. O grupo ensaia uma vez por semana no Centro Cultural músicas do cancioneiro nacional e internacional.

 

 

Nojaf realizará reunião na próxima quinta-feira, dia 01/06, às 15h, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias