Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

CNJ: Pesquisa vai analisar papel do Judiciário frente à pandemia

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quer entender o impacto e as soluções desenvolvidas pelo Poder Judiciário com a pandemia de Covid-19. Para isso, vai dar início a uma pesquisa, em fevereiro, analisando as bases de dados e contando com a participação de todos os tribunais. O relatório final será apresentado no segundo semestre.

Em um primeiro momento, serão processadas informações sobre petições e sentenças dos processos relacionados à Covid-19, bem como sobre inovações, estratégias e alterações nas rotinas de trabalho para melhor atender a essas demandas. O levantamento vai analisar os dados de sentenças e atos normativos disponíveis nos bancos de dados do CNJ – DataJud e Justiça em Números -, de maneira qualitativa e quantitativa.

A partir da segunda semana de fevereiro até o final de março, será realizada consulta para que os tribunais disponibilizem os processos relacionados à pandemia. De acordo com o secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, a pesquisa é inovadora, pois considera a necessidade de olhar mais qualitativamente a produção do Judiciário neste momento. “A participação dos tribunais é obrigatória, nesse sentido, possibilitando uma pesquisa nacional, envolvendo todo o Poder Judiciário.”

A pesquisa será realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além dos dados estatísticos e da análise qualitativa, o relatório final ainda trará proposição de estratégias de abordagem por meio de políticas públicas, replicáveis para demandas futuras.

Fonte: Agência CNJ de Notícias

Últimas Notícias