Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

CATEGORIA – NS tem boa acolhida em reunião com presidente do STF

CATEGORIA – NS tem boa acolhida em reunião com presidente do STF, SISEJUFE

Na tarde da terça-feira, 19, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, tratou da mudança do requisito de escolaridade para ingresso no cargo de técnico judiciário, conhecido como “NS Já!”.

A ministra demonstrou conhecimento da demanda dos técnicos, que reflete a necessidade de modernização do Poder Judiciário resultante do progresso tecnológico e científico que incidiu sobre os processos de trabalho, e passou a orientar as novas demandas na busca da melhor prestação dos serviços à sociedade.

Receptiva, recebendo documentos apresentados pela Fenajufe, tais como o “Dossiê-NS”, 650 assinaturas de apoio, apoios institucionais dos tribunais, esclarecimentos sobre o NS elaborado pela Fenajufe entre outros documentos. Cármen Lúcia manifestou já possuir o “Dossiê-NS” da Fenajufe.

Os coordenadores salientaram que os estudos feitos pela comissão interdisciplinar do STF, instituída pelo ministro Ricardo Lewandowski, através da Portaria-STF 179/2016, que durou de 28/9/16 a 10/2/2017, e teve como premissa principal as questões que não geram despesas, deliberou pela viabilidade da alteração de escolaridade para ingresso no cargo de técnico judiciário, uma demanda de grande relevo para a categoria.

A Fenajufe também se manifestou acerca da valorização da mão de obra qualificada existente, além do fato de evitar a enorme taxa de evasão do Poder Judiciário da União (PJU), de ajudar a resolver problemas relativos à gestão de pessoas, especialmente pela motivação dos técnicos que representam quase 70% dos servidores do PJU, bem como a decisão política da categoria que em todos os sindicatos do PJU e em instância deliberativa da Fenajufe aprovando a alteração de escolaridade pretendida.

Por fim, a ministra afirmou que buscará, durante o recesso judiciário, reunir-se com os diretores-gerais do STF, dos tribunais superiores (TSE, STJ. STM, TST) e dos conselhos superiores de Justiça (CNJ, CSJT, CJF) mais o dirigente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), para dirimir a questão. Em seguida, a ministra chamará a Fenajufe para comunicar o resultado definitivo e concreto para a demanda.

Fonte: Imprensa Fenajufe

Últimas Notícias