Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Caravana da Vitória articula apoio de parlamentares na véspera da sessão conjunta do Congresso

Caravana da Vitória articula apoio de parlamentares na véspera da sessão conjunta do Congresso, SISEJUFE

Assim que chegaram a Brasília nesta terça-feira (29/9), os servidores do Rio de Janeiro que integram a Caravana da Vitória foram para o Congresso Nacional dar prosseguimento às articulações políticas pela derrubada do veto 26. Uma equipe foi para o Senado e a outra para a Câmara dos Deputados. O senador Lindberg Farias, do PT, recebeu os servidores para explicar as razões de ter mudado sua posição.  Mas se comprometeu em agir a favor da categoria, caso o veto seja mantido. O senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, criticou o fato de a categoria estar em greve há quase quatro meses e só agora ter sofrido ameaça de corte de ponto. Disse que está propondo uma PEC para regulamentar a greve no serviço público. E informou que ainda vai avaliar se dará apoio ao projeto de reajuste salarial do Judiciário.

Já o senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, afirmou que continua apoiando a derrubada do veto. Alertou, no entanto, que muita coisa pode mudar nesta quarta-feira por causa da disputa interna do PMDB.

Álvaro Dias, do PSDB, disse que a questão do Judiciário foi muito debatida na reunião de líderes desta terça-feira e que a liderança liberou o voto da bancada. O parlamentar acredita que o partido terá 6 votos pela derrubada e cinco pela manutenção.

O senador Marcelo Crivella explicou que passou o dia 22 de setembro fazendo exames, mas que mantém o voto a favor da categoria na próxima sessão.

Na Câmara, o deputado Hugo Leal (PROS-RJ) relatou que não tem como votar pela derrubada do veto porque é vice-líder do governo. Mas ressaltou que acredita que o veto vai ser derrubado. Por fim disse que, daqui para frente, o reajuste do Judiciário nunca mais será tratado da mesma forma por causa da forte mobilização da categoria.

Marcelo Matos (PDT-RJ) informou aos servidores que a sessão de 30 de setembro provavelmente não iria acontecer por falta de acordo de lideranças. A assessoria do parlamentar reforçou a orientação do partido de votar pela derrubada.

O deputado Washington Reis disse que estará em atividade externa nesta quarta-feira, às 10h, mas deve voltar direto para o plenário. A assessoria do deputado Dr Joao (PR-RJ) reafirmou que ele vota pela derrubada, independentemente da posição do partido e justificou que o parlamentar se sentiu mal na sessão passada, tendo que ser atendido no posto médico, o que inviabilizou sua presença na votação. Cristiane Brasil, do PTB, também reafirmou posição pessoal e do partido pela derrubada.

Alessandro Molon disse, através da assessoria, que mantinha posição pela manutenção do veto, independentemente da mudança de partido, do PT para a Rede. O deputado  estava com agenda cheia, mas disse que tentaria receber os servidores para uma conversa.

Nesta quarta-feira, os servidores do Rio irão cedo para o Congresso Nacional, apesar da sessão conjunta, prevista para 11h, correr o risco de ser cancelada. A estratégia será pressionar para que a votação aconteça pelo menos às 18h.  Caravana da Vitória articula apoio de parlamentares na véspera da sessão conjunta do Congresso, SISEJUFE

Caravana da Vitória articula apoio de parlamentares na véspera da sessão conjunta do Congresso, SISEJUFECaravana da Vitória articula apoio de parlamentares na véspera da sessão conjunta do Congresso, SISEJUFE

Últimas Notícias