Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

“Brasil, um país extremamente racista”

Com o objetivo de diagnosticar as causas e propor soluções para o problema do racismo, será realizado, de 21 a 23 de novembro, no Auditório do Sisejufe, o I Seminário Nacional da Fenajufe de Combate ao Racismo e de Identidade Negra no Judiciário Federal e no Ministério Público da União (MPU).

Na avaliação do diretor do Sisejufe e da Fenajufe, Roberto Ponciano, o racismo brasileiro é estrutural. “Os negros são maioria nas favelas e nos presídios e são minoria nas universidades, no serviço público, na elite intelectual. O Brasil é um país extremamente racista, mas é o mito do racismo cordial. Quando ele não está expresso, finge-se que não existe. Mas, é só ver um programa de governo como o ‘Mais Médicos’, que fica nítido como a elite brasileira é racista e reacionária, quando veem médicos negros se espantam”, critica o dirigente, para quem a mesma coisa se passa na mídia, em que é baixíssima a presença de negros.

Para Ponciano, é fundamental reconhecer que o Brasil é um país racista, pois o racismo se mantém na estrutura, desde que não se fale dele. “O racismo velado é odioso, pois as pessoas não podem falar que ele existe e se mantém a estratificação de classes como está, distinguidas por cor. A meu ver é um seminário muito corajoso. Ele diz que somos um país racista e temos que combater o racismo. E estamos chamando todos aqueles que querem se juntar a esse combate a participar do seminário.”, conclama.

Datas do seminário:

Dias 21,22 e 23 de novembro de 2013

Local:
Auditório do Sisejufe – Avenida Presidente Vargas, n 509/11º Andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ.

Horário: de acordo com a Programação abaixo.
21/11/2013 – Quinta-feira

19h – Oficina opcional de Jongo e Culturas Populares.

22/11/2013 – Sexta-feira

9h – Mesa de Abertura com a presença de representantes do Movimento Negro, do Sisejufe e da Fenajufe;

09h30 – Painel:
Racismo Estrutural Brasileiro – Negros, maioria nas prisões e nas favelas e minorias nas universidades brasileiras e no serviço público e no Judiciário Federal e MPU;

12h00 – Intervalo para almoço;

14h00 – Painel:
O racismo como demonização dos cultos e práticas afro-brasileiras;

17h00 – Intervalo para lanche;

17h30 – Painel:
Os desafios do movimento negro para o reconhecimento do negro no trabalho e na academia

20h00 – Formação de comissão de sistematização das propostas e sugestões apresentadas durante os painéis e para elaboração de um documento para a Fenajufe e para a comissão de combate ao racismo.

23/11/2013 – Sábado

09h00 – Plenária Final para aprovação das propostas sistematizadas;

12h00 – Encerramento;

13h00 – Festa do Dia da Consciência Negra com a presença do Jongo da Serrinha, no Cordão do Bola Preta.

Últimas Notícias