A XXIV Plenária Nacional terminou na manhã domingo (26/5), após quatro dias de debates. O evento reuniu representações de 24 sindicatos filiados. O Sisejufe participou com uma delegação de 25 servidores, entre delegados e observadores.
O sábado (25/5) foi dedicado à apresentação e análise das propostas recebidas dos sindicatos. Após a leitura, a mesa diretora formada pelas coordenadoras Sandra Dias, Márcia Pissurno e Luciana Carneiro; e os coordenadores Thiago Duarte e Luiz Cláudio Correa, autorizou a destruição dos crachás excedentes.
Os debates começaram no meio da tarde e se estenderam até a madrugada de domingo (26/5). Em alguns momentos, as discussões ficaram acaloradas, porém, democráticas e legítimas. As propostas aprovadas priorizaram a defesa pela unidade da categoria.
Os temas do compilado de propostas que foram aprovadas vão nortear a luta das servidoras e servidores do PJU e MPU no próximo período. Entre outros pontos, os participantes da plenária aprovaram um calendário de ações no mês de junho.
Confira:
08 de junho – Reunião do Conselho Deliberativo das Entidades (CDE) preparatória para delinear ações coletivas de mobilização;
20 de junho – Dia Nacional de Luta pelo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), contra a residência jurídica e pela convocação de concursados, com realização de atos e paralisações nos estados e demais pautas de interesse da categoria. Construção de um dia nacional de luta dos servidores públicos federais em Brasília.
A Fenajufe ainda registrou aprovação de moções que serão publicizadas posteriormente.
12º Congrejufe
Os(as) participantes da plenária aprovaram também o estado do Paraná para sediar o próximo Congresso Nacional da Fenajufe (12° Congrejufe) – após a retirada da candidatura do Sintrajusc/SC em nome da unidade.
Fonte: Fenajufe / Foto: Felipe Costa