A Fenajufe divulgou, nesta quinta-feira (28/7), o calendário das atividades programadas para a primeira semana de agosto. A entidade convoca os sindicatos filiados a enviarem representantes para Brasília com realização de apagão nos dias 2 e 3 de agosto, possibilidade de paralisação de 24 ou 48 horas e realização de ato em frente ao STF e nos estados. O Calendário foi discutido e aprovado em reunião virtual da Diretoria Executiva da Fenajufe com informações da reunião do Fonasefe.
O Sisejufe também preparou uma maratona de atividades e convocou a categoria para participar das mobilizações. Veja detalhes neste link.
Reta final
Na semana após o apagão (8 a 12 de agosto) será muito importante que sejam feitas atividades de mobilização e manifestações em frentes aos locais de trabalho nos estados, especialmente nos dias 9 e 10, véspera do feriado forense “Dia do Advogado”. Nessa semana, os sindicatos poderão encaminhar para Brasília uma representação mínima de 2 (dois) representantes por sindicato, dando prioridade às manifestações nos locais de trabalho nos estados.
Essa movimentação faz-se necessária para pressionar o STF a incluir a recomposição salarial na previsão orçamentária de 2023, bem como pressionar os parlamentares pela aprovação dos projetos de interesses dos servidores como a recomposição inflacionária emergencial dos salários; Nível Superior para Técnicos (PL3662/2021); contra o projeto de desjudicialização do processo de execução (PL6204/2019); PEC 63/2013 Quinquênios para todos.
A Federação orienta os sindicatos fazerem também o trabalho de pressão sobre os parlamentares também nos estados, marcando audiências nos escritórios regionais com eles para tratar da recomposição salarial para os servidores e servidoras do PJU e MPU e em favor do PL 3662/2021, conforme foi aprovado na Câmara dos Deputados com a inclusão da emenda que altera a exigência de escolaridade para nível superior na investidura do cargo de Técnico.
Ato em defesa da democracia
A Fenajufe incorporou ao calendário a Mobilização Nacional em Defesa da Democracia e por Eleições Livres, chamada pelas centrais sindicais no dia 11 de agosto. O Ato também ganhou a adesão de movimentos populares, estudantis e partidos políticos.
Confira abaixo o calendário da Fenajufe e as atividades do Sisejufe:
02/08 (terça-feira)
7h: recepção dos parlamentares no aeroporto. Sisejufe enviará delegação
9h: pressão sobre a reunião de líderes no Senado para pautar o PL 3662/2021 (NS)
10h: Ato em defesa das eleições e contra a violência política (Coalizão Sistema Eleitoral) no Auditório 7 do Senado Federal
12h às 14h: Apagão Judiciário na porta dos tribunais do RJ com apitaço às 13h
Servidores podem enviar vídeos e/ou fotos registrando o momento do apitaço para entrar no Tik Tok do Sisejufe
13h: Tuitaço com atuação das brigadas digitais – hashtag #apagaojudiciario
14h: Ato chamado pelo Fonasefe no espaço do servidor com avaliação da possibilidade de marcha até o Bloco P – Ministério da Economia
Tarde – Pressão sobre os parlamentares a favor do NS e para inclusão na LOA de previsão orçamentária para recomposição salarial no Congresso Nacional
03/08 – (quarta-feira)
Manhã – Pressão sobre os parlamentares a favor do NS e para inclusão na LOA de previsão orçamentária para recomposição salarial no Congresso Nacional.
10h: Ato em defesa do Serviço Público e da Democracia no Congresso Nacional
14h: Ato em defesa da recomposição salarial dos servidores do PJU e pelo NS no STF
De tarde: PJU na Pressão ao vivo, com Tais na base e delegação diretamente de Brasília
19h: Live sobre residência jurídica com Vladimir Nepomuceno, Rudi Cassel, Soraia Marca, Lucena Pacheco e Mariana Petersen
04/08 – (quinta-feira)
9h: Reunião ampliada do Fonasefe com dirigentes sindicais no auditório da nova sede da Fenajufe
(presencial)
– Avaliação de conjuntura tendo como palestrantes Toninho do Diap e Maria Lúcia Fatorelli
– Eleições /Estratégias para 2022 e 2023 no Auditório da Fenajufe
05/08 (sexta-feira)
Atividade no MPU
Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular da Saúde (São Paulo/SP)
11/08 (quinta-feira)
Mobilização Nacional nos Estados. Em defesa da democracia e por eleições livres. Ato chamado pelas centrais.
Imprensa Sisejufe, com informações da Fenajufe