A Fenajufe realizou trabalho de corpo a corpo com abordagens às servidoras e servidores dos principais órgãos do PJU e MPU, na capital federal, nesta quarta-feira, 02/08.
Lucena Pacheco e Soraia Marca, diretoras do Sisejufe e coordenadoras da Fenajufe, estiveram à frente da mobilização. As dirigentes fizeram panfletagem no Supremo Tribunal Federal (STF) e, também, na Procuradoria Geral da República (PGR).
A atividade é parte da campanha #Antecipa STF-PGR e tem como objetivo sensibilizar os representantes dos órgãos para que acatem o pleito da Federação e antecipem a parcela de recomposição salarial referente ao mês de fevereiro de 2025 para fevereiro de 2024.
A campanha de mobilização pela antecipação do pagamento da parcela da recomposição salarial das servidoras e servidores do PJU e do MPU foi lançada no início do mês de julho, após a Federação apresentar requerimento do pleito tanto ao STF quanto à PGR. O Sisejufe, claro, também entrou na campanha.
Desde então, tem se intensificado, diante do prazo limite para os órgãos do judiciário apresentarem as propostas orçamentárias ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) para inclusão no Projeto de Lei Orçamentário Anual de 2024 (PLOA 2024).
O prazo se esgota no dia 11 de agosto e, nesse sentido, a Federação reforça o chamado para participação massiva dos sindicatos nos atos programados para ocorrer nos dias 9 e 10 em Brasília.
A Fenajufe ressalta a importância da mobilização de toda a categoria junto aos órgãos do Judiciário também nos estados.
Além do STF e da PGR, o trabalho de corpo a corpo e panfletagem foi feito no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal Superior do Trabalho (TST ), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho da Justiça Federal (CJF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região (TRT-10) e Superior Tribunal de Justiça (STM).
A Fenajufe solicita aos sindicatos que informem sobre participação/realização nas atividades propostas pelo calendário de mobilização indicado pela Federação.
Calendário de atividades:
1º a 3/8 – atividades serão desenvolvidas pelos plantonistas em Brasília.
8/8 – audiência com a Presidente do STF, Ministra Rosa Weber.
9/8 – 9h – atividade no Congresso Nacional
15h – Ato em frente ao STF
10/8 – 9h – atividade no Congresso Nacional
15h – atividade no STF
20 e 21/9 – atividade conjunta com os aposentados(as) e PCDs pela aprovação das PECs 555/2006 e 133/2019, em Brasília.
Fonte: Fenajufe